Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

Sessão Especial: 77° Congresso Revista JMRT promove debate sobre avanços na Ciência dos Materiais durante a 8ª edição da ABM Week

Áreas com maior pesquisa científica e importância da colaboração entre países e entre indústria e academia foram temas ressaltados por palestrantes

Fonte: assessoria ABM

No dia 3 de setembro, a 8ª edição da ABM Week em São Paulo foi palco da Sessão Especial do 77° Congresso, em parceria com a Revista JMRT. O evento, que reuniu especialistas e acadêmicos renomados, destacou os avanços recentes na ciência dos materiais, com ênfase nos processos metalúrgicos e nas inovações em materiais cerâmicos, compósitos e poliméricos.

A sessão foi coordenada por André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva, Diretor Técnico do Instituto Brasileiro de Qualidade Nuclear (IBQN), Professor Titular da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR-UFF), e Editor Chefe da Revista TMM. Costa e Silva, que também atua como Coordenador da Comissão Técnica de Fundamentos e Processos Metalúrgicos da ABM e Coordenador Técnico da ABM Week, abriu o evento ao lado de Marc André Meyers, Professor da Universidade da Califórnia em San Diego e Editor-chefe da Revista JMRT.

Os palestrantes convidados trouxeram discussões profundas e relevantes para o campo da ciência dos materiais.

Colaboração entre países para o desenvolvimento de pesquisas

Shiteng Zhao, Professor da Escola de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Beihang, na China, representou o professor Ke Lu, fundador do Liaoning Academy of Materials, que foi homenageado com o Prêmio Senior Career Award 2024, organizado pela Revista JMRT, como reconhecimento pela excelência técnica. Ele apresentou a palestra "Progress of Materials Science (Metals) in China", na qual detalhou os avanços significativos da ciência dos metais no país asiático, focando nos temas Progresso em aço; Progresso em nanometais; Além dos nanometais: cristal de schwarz; Progresso em metais amorfos (vidros metálicos) e Progresso em materiais termoelétricos.

Shiteng Zhao, Professor da Escola de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Beihang, na China

O professor ressaltou a importância da colaboração entre China e outros países para o desenvolvimento de pesquisas e se mostrou animado com a possibilidade. "Gostaria de agradecer a ABM pelo convite para a conferência. Sei que tem empresas chinesas aqui, mas soube por colegas que sou o primeiro chinês acadêmico a se apresentar e espero ansiosamente por futuras colaborações com colegas brasileiros, pois acho que há oportunidades enormes para ambos os países unirem forças", disse.

Shiteng também ressaltou a importância do JMRT para o setor. "A revista é ótima, oferece uma plataforma para pesquisadores do mundo todo apresentarem seus trabalhos e estimula a troca internacional de ideias científicas e a ABM está fazendo um ótimo trabalho gerenciando a revista", mencionou.

Além disso, citou algumas áreas em que acredita que pode haver colaboração entre os dois países: "China e Brasil são fortes nas pesquisas sobre o aço, os dois países têm interesse na produção de aço. Apesar do aço ser um material muito tradicional, após séculos de pesquisa ainda existe muita coisa desconhecida sobre ele. Acredito que é um bom ponto de partida para que os dois países possam colaborar. Outra possibilidade de colaboração é na combinação de novos materiais". 

Investimento em pesquisa por parte da indústria

Em seguida, Fernando Cosme Rizzo Assunção, Diretor Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Professor Emérito do CTC/PUC-Rio, explorou a "Evolução Recente da Ciência no Brasil e no Mundo", destacando as tendências e desafios enfrentados pela comunidade científica brasileira e internacional e os temas com mais trabalhos científicos publicados, no Brasil e no mundo.

Fernando Cosme Rizzo Assunção, Diretor Presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Professor Emérito do CTC/PUC-Rio

Sua apresentação trouxe à tona questões cruciais sobre a direção futura da pesquisa e desenvolvimento em ciência dos materiais e a importância da cooperação internacional, que fez com que alguns países avançassem bastante em suas pesquisas.

Além disso, ressaltou a necessidade do investimento em pesquisa por parte da indústria: "Em quase todos os países, o grande investimento em P&D vem da indústria. No Brasil, o investimento continua vindo do governo federal. Hoje, há grandes pesquisadores doutores dentro das empresas, fazendo pesquisas dentro da indústria", comentou.

Evolução do Brasil no campo das pesquisas de materiais

O professor Marc André Meyers, Professor da Universidade da Califórnia em San Diego e Editor-chefe da Revista JMRT, apontou a evolução do Brasil no campo das pesquisas de materiais. "O país tem avançado muito em pesquisa e subido em relação aos outros países. Tem um nível de publicações excelente e está despontando e entrando para o rol das nações de tecnologia avançada, não é mais uma nação emergente", afirmou.

Marc André Meyers, Professor da Universidade da Califórnia em San Diego e Editor-chefe da Revista JMRT

Meyers também mencionou a importância da integração que a ABM promove entre indústria e academia e a importância do incentivo à presença cada vez maior de estudantes. "A ABM t​​rabalha muito bem com os estudantes da graduação, temos 500 estudantes aqui, e isso é um exemplo para o mundo", declarou.

A Sessão Especial foi uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e a discussão sobre o futuro da ciência dos materiais, alinhando-se com os objetivos da ABM Week de promover a inovação e o avanço técnico-científico nos setores de metalurgia, materiais e mineração.

Sobre a  8ª  ABM Week

A ABM Week é o principal evento técnico-científico da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a conferência reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

Realizada entre os dias 3 e 5 de setembro de 2024, a ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, HWI - a member of Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, ElectraClean, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, GE Vernova, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Smarttech, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Vixteam, Weir e ZwickRoell.

Serviço | 77° Congresso Revista JMRT - 8ª  ABM Week
Data: 3 de setembro de 2024
Local: Auditorium ArcelorMittal, Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.