Plenária da 7ª edição da ABM WEEK aborda desafios na formação e na retenção de engenheiros para o setor mínero-metalúrgico
O fechamento de cursos nos últimos anos e o baixo interesse dos jovens por estas carreiras têm ocasionado uma crescente dificuldade no preenchimento de vagas de trabalho nas indústrias, o que tem preocupado faculdades e empresas da área de Metalurgia e Mineração no Brasil. Conforme ressalta Gabriela Oliveira Martins Japur, Talent Acquisition Manager da Gerdau, a baixa procura por cursos de Engenharia Metalúrgica e de Minas tornou-se uma das principais preocupações da Indústria de Base nacional, que nos últimos anos tem enfrentado uma intensa escassez de mão de obra qualificada, com tendência a crescer ainda mais no futuro.
“Hoje nossa maior preocupação está relacionada à escassez de estudantes nos cursos de metalurgia e a diminuição de jovens que buscam por formações mais tradicionais. Uma tendência que observamos é que a nova geração tem desenvolvido maior interesse por áreas tecnológicas, profissões e áreas de atuação que são mais recentes no mercado de trabalho. Além disso, muitas vezes perdemos engenheiros de outras áreas (por exemplo produção, mecânica e até elétrica) para o mercado financeiro, que abre possibilidade para várias engenharias e tem uma proposta financeira muito mais agressiva”, destaca a Talent Acquisition Manager.
Como aponta Gabriela, a escassez de mão de obra na Indústria Mínero-metalúrgica é consequência direta de um processo que vem impactando primeiramente a Universidade e que tem gerado debates e a busca por ações no setor. Dentro da Academia, o professor Dr. Geraldo Lúcio de Faria, docente do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Minas da UFOP, destaca que o problema está não só no desinteresse, mas também na desmotivação dos estudantes, que têm tido dificuldade em encontrar valor na área mínero-metalúrgica em contraposição a carreiras que estão em alta, como as relacionadas a Tecnologia e Finanças.
“Falando diretamente sobre a engenharia metalúrgica, nós temos observado que, ao longo dos últimos 10 anos, o número de vagas ofertadas nos cursos dessa área no país tem se mantido, mas o número de vagas preenchidas tem decaído muito. Com essa queda, a nota de corte dos estudantes do Enem também baixou e, para tentar preencher todas as vagas em universidades públicas, acabamos recorrendo a realizar seguidas chamadas de repescagem, chegando em 5 ou até 8 chamadas. A consequência desse cenário é que os estudantes que entram possuem uma nota muito baixa. Tínhamos estudantes de alto nível, nossos cursos eram muito disputados e agora estamos nesse cenário de perda de interesse, o que nos traz problemas, pois esses estudantes entram na universidade com deficiência de formação do ciclo básico. Quando chegam nas matérias base de cálculo, física, química, estão despreparados e começam a ser reprovados nas disciplinas básicas, o que vira um gatilho para desistirem do curso”, pontua o Dr. Geraldo Faria.
Atenta a este cenário e com o objetivo de levá-lo para o debate entre centenas de executivos, profissionais, pesquisadores e estudantes, a ABM realiza no dia 02 de agosto de 2023 a plenária “Desafios na formação e retenção de engenheiros para o setor mínero-metalúrgico". A plenária acontecerá durante a 7ª edição da ABM Week — maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração — e contará com a coordenação de Francisco Dornelas, consultor e diretor regional da ABM no Espírito Santo, a mediação de Geraldo Lúcio de Faria, professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Minas da UFOP, e com o debatedor Rodrigo Rangel Porcaro, professor e chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Minas da UFOP.
A Plenária terá ainda como palestrantes: Ivani Silveira, Diretora Sênior de Recursos Humanos da Ternium; Gabriela Oliveira Martins Japur, líder nacional de Talent Acquisition da Gerdau, e um executivo da Vale a ser indicado, representado as empresas, e os professores Celso Luiz Moraes Alves (EEIMVR-UFF); Antonio Shigueaki Takimi (UFRGS) e Guilherme Frederico Bernardo Lenz e Silva (USP), representando a academia. A sessão de palestras sobre a temática contará com o patrocínio da Gerdau.
A ABM WEEK 7ª edição tem a Usiminas como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: ArcelorMittal, Gerdau, Braincube, Calderys, Carboox, CBMM, DME Engenharia, IBAR, Primetals, PSI Metals, RHI Magnesita, Shinagawa, SMS Group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Vale, Vesuvius, Villares Metals, White Martins, Aperam, Clariant, Danieli, Dassault Systemes, Phoenix, Polytec, Reframax, Russula, Tenova, Weir, Yellow Solutions, AçoKorte, Alkegen, Atomat, BRC Global Rolls, Carmeuse, CISDI, D&M, Derrick, Eirich, Enacom, Engineering, ESW, Evonik, Fosbel, Gecal, IMS Messsysteme GmbH, Köppern, Küttner, Magna/Magnesium do Brasil, Nalco Water, RIP, Spraying Systems, Suncoke Energy, Tecnosulfur, Timken, Vamtec Group, Veolia, Belge e Delp.
Serviço | Plenária “Desafios na formação e retenção de engenheiros para o setor mínero-metalúrgico”
Data: 02 de agosto de 2023
Horário: 16h30 - 18h30
Local: Auditorium USIMINAS
Inscrições em: https://www.abmbrasil.com.br/por/inscricoes/evento/abm-week-7-edicao
Deixe seu comentário