Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

Lideranças das áreas de mineração, siderurgia e materiais apontam segurança, diversidade e transformação digital como prioridades

Executivos discutiram os rumos da indústria em fórum realizado durante a ABM WEEK 2019.

Para além do investimento em novos processos e em tecnologia, a inovação nas organizações está associada a valores mais diretamente humanos, como segurança, propósito e diversidade, afirmaram executivos das indústrias metalúrgica e siderúrgica em fórum realizado na ABM WEEK nesta terça (1º de outubro). 

Entre os participantes do Fórum Inovação, Capital Humano e Competitividade estavam Marcelo Spinelli, diretor-executivo de Ferrosos da Vale; Tadeu Nardocci, vice-presidente sênior e líder global de manufatura da Novelis; Sérgio Leite de Andrade, diretor-presidente da Usiminas, e Pedro Machado Afonso, diretor de tecnologia de operações e site strategy da Mercedes Benz

Primeiro a falar, Spinelli afirmou que a Vale incorporou a segurança como valor fundamental desde o rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho (MG), ocorrido em 25 de janeiro de 2019. “Temos uma cicatriz, algo que representou um aprendizado profundo para nós. A segurança passa objetivamente por trazer pessoas engajadas e processos confiáveis para gerar resultados, além de disciplina operacional”, explicou. 

Capital humano

Já Tadeu Nardocci destacou em sua fala a importância do respeito a diversidade. “Na Novelis, temos foco em diversidade e inclusão. Temos que ter a capacidade de atrair diversas pessoas para a operação. Quando falo de diversidade, falo de gênero, raça, orientação sexual e idade. Empresas que são inclusivas são empresas que certamente têm resultados melhores e são mais competitivas”, afirmou o executivo. 

Segundo Nardocci, a organização percebeu nos últimos anos que jovens profissionais bem qualificados não querem apenas um lugar para trabalhar, mas precisam sobretudo se identificar com o propósito da empresa. “Ligamos propósito com nossa visão e com crenças culturais. Acho que isso é uma alavanca de competitividade interna e de atração de talentos”.

Transformação digital 

Pedro Afonso, da Mercedes Benz, explicou que a empresa decidiu enfocar nos processos e recursos relacionados à Indústria 4.0 em 2014, elencando para isso 10 pilares fundamentais a serem assumidos em todas as atividades. “E o primeiro pilar são as pessoas. Se a gente não partir das pessoas e não fizer as coisas para as pessoas, não teremos sustentabilidade”, argumentou. 

Um dos processos surgidos na nova trilha da companhia foi a Fábrica de Ideias – iniciativa que resultou em 15 mil ideias em um único ano. “Utilizamos o know-how das pessoas, permitindo que elas aportassem suas ideias”. A empresa também investiu em parcerias, associando-se a startups, indústrias menores, parceiros de negócio e universidades na busca constante por criatividade. Os resultados, segundo ele, já são palpáveis: ganho de eficiência correspondente a 15% nas novas linhas de produção e a 20% nos processos logísticos.

Algo semelhante foi adotado pela Usiminas, conforme contou Sérgio Leite Andrade. Desde 2017, a empresa passou a investir fortemente em inovação, criando um comitê digital responsável pela criação de 20 projetos. Em 2018, a companhia estabeleceu uma diretoria de inovação. 

“Lançamos um programa batizado de Inovaí, um grande projeto de inovação que está em curso na empresa para conscientizar as pessoas e mobilizá-las para a inovação”, afirmou. No longo prazo, a companhia mira na incorporação de robotização – atualmente em teste em seus laboratórios – em seus processos industriais. “É um trabalho constante e nossa equipe de engenharia está inteiramente focada nisso”.

A ABM WEEK conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Aperam, ArcelorMittal, Atomat, Beda, Brasiltec, BRC, Cargo X, CBMM, Clariant, Condat, Danieli, Dassaut Systemès, DDMX, DME Engenharia, DSI Montagens Refratárias, ESW, Fosbel, Gerdau, Harsco, Hatch CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme, Ingersoll Rand, John Cockerill, Kelk/PLM, Kuttner, Lechler, Login Logística, Maina, Metso, Nalco, Nokia, Giovanella, Paul Wurth, Polytec, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHIMagnesita, RIP, Saint-Gobain, SMS Group, Spraying Systems, Stagio Cargas, Suez Water, Suncoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, VLI Logística, White Martins. O evento também possui o apoio das seguintes instituições: Abendi, AIST, Capes, CNPq, Instituto Aço Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), SAE Brasil e Sinobras.
 

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.