Fórum de Líderes na ABM Week discute estratégias de renovação e sustentabilidade para a longevidade das empresas
Fonte: assessoria ABM
Com o tema "Estratégias de Renovação e Sustentabilidade para a Longevidade das Empresas", o Fórum de Líderes foi realizado durante a 8ª edição da ABM Week, sediada em São Paulo entre os dias 3 a 5 de setembro em São Paulo. O evento, coordenado por Vânia Lúcia de Lima Andrade, Consultora e Membro do Conselho de Administração da ABM, e moderado por Albano Chagas Vieira, Consultor e também Membro do Conselho de Administração da ABM, reuniu alguns dos principais líderes do setor industrial para discutir os desafios e as oportunidades para garantir a perenidade das organizações no primeiro dia do maior evento realizado pela Associação de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).
O Fórum teve como objetivo central explorar as estratégias que podem ser adotadas pelas empresas para manter sua relevância e competitividade ao longo do tempo, especialmente em um cenário global marcado por rápidas mudanças e novas demandas de stakeholders e do mercado.
Os participantes convidados, Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos e Vice-Presidente da ArcelorMittal Brasil; Marcelo Chara, CEO da Usiminas; e Ricardo Lima, CEO da CBMM, compartilharam suas experiências e visões sobre como suas respectivas empresas têm enfrentado os desafios do ambiente corporativo contemporâneo. Eles discutiram a importância da inovação, da sustentabilidade e da adaptação às mudanças como pilares fundamentais para garantir a longevidade das organizações.
Pessoas no centro das decisões
Gustavo Werneck, da Gerdau, destacou a importância de se colocar as pessoas no centro das decisões e apontou três preocupações principais, que acredita que devem ser observadas pelas empresas do setor: a segurança no trabalho, o número de pessoas que vivem em situação de rua atualmente e a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores. "A sustentabilidade abrange os temas de meio-ambiente, que a gente vai encontrar, ao longo dos anos, a tecnologia e as maneiras de financiar a transição para o carbono neutro, mas, no Brasil, eu reforço a necessidade do setor de cada vez mais colocar esforços conjuntos para solucionar problemas como a questão de segurança no trabalho. O Brasil continua sendo uma referência negativa no mundo no número de fatalidades e acidentes de trabalho e acho que muito a gente pode fazer para que a gente possa ser um exemplo mundial de uma indústria que consiga eliminar completamente os acidentes graves do dia a dia”, disse.
Valores e propósitos para o sucesso de uma empresa
Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, da ArcelorMittal, enfatizou a importância de ter valores e propósitos para o sucesso de uma empresa. "Nós temos um propósito muito profundo, que é 'aço inteligente para as pessoas e o planeta'’ e temos valores inegociáveis: segurança, saúde, sustentabilidade, qualidade e liderança. E para viver os valores, nós precisamos do nosso capital humano", afirmou. "Entendendo que temos que cuidar das pessoas, a gente faz os valores acontecerem", completou.
Respeito ao meio ambiente e à segurança
Marcelo Chara, da Usiminas, falou sobre a importância de respeitar o meio ambiente e a segurança. "O que era tolerável anos atrás, hoje não existe mais. Longevidade, hoje, significa ser excelente em meio-ambiente e segurança e isso se faz com liderança, foco e investimentos. O mundo mudou, nós temos que ser inovadores e estar preparados todos os dias para a mudança", reforçou.
Investimento em inovação e tecnologia
Ricardo Lima, da CBMM, abordou a importância de investir em inovação e tecnologia como motores para a renovação constante da empresa e desenvolvimento do mercado. "Temos que aprender com o passado e ousar no presente, investindo em inovação", pontuou. "Desde o início, a história da CBMM foi fazer parcerias com Universidades, com centros de pesquisa, com clientes que foi conquistando, para que a gente pudesse cada vez mais desenvolver o mercado e criar um mercado que era completamente inexistente", completou.
O Fórum de Líderes ofereceu aos participantes uma oportunidade única de aprender com as experiências desses executivos de destaque, proporcionando insights valiosos para gestores que buscam desenvolver estratégias eficazes para a longevidade e o crescimento sustentável de suas organizações.
Sobre a 8ª ABM Week
A ABM Week é o principal evento técnico-científico da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), o evento reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.
A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, HWI - a member of Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, ElectraClean, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, GE Vernova, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Smarttech, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Vixteam, Weir e ZwickRoell.
Serviço | 8ª ABM Week
Data: 3, 4 e 5 de setembro de 2024
Local: Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao
Deixe seu comentário