Emissão de gases do efeito estufa é tema de mesa redonda na ABM WEEK 2019
De que forma a indústria pode contribuir para reduzir as emissões de gases do efeito estufa? Como fazer isso de forma prática, sem colocar em risco a competitividade das empresas? Representantes da indústria siderúrgica e da academia se reunirão para debater essas questões na ABM WEEK 2019. Durante o evento, que ocorre de 1 a 3 de outubro, em São Paulo, uma mesa redonda discutirá soluções para minimizar a emissão de compostos como dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e perfluorcarbonetos (PFC's), que contribuem para o efeito estufa.
Em todo o mundo, a pressão da sociedade civil e de órgãos governamentais para reduzir as emissões atmosféricas impulsiona a busca por tecnologias que levem à produção mais limpa. A siderurgia, por ser um setor energo-intensivo e ter uma matriz energética altamente dependente de combustíveis fósseis, responde por parcela importante das emissões realizadas pela indústria. “Nesse contexto, mesmo com todo o movimento que as empresas têm feito para mitigar as emissões, é preciso discutir como contribuir ainda mais, que tipo de tecnologia deve ser priorizada, e quais são os possíveis impactos e oportunidades que o setor poderá enfrentar em futuro próximo”, comenta Eder Quental de Araújo, especialista sênior de energia e utilidades da Gerdau e coordenador da mesa redonda na ABM WEEK. Araújo conta que a mesa redonda “Emissão de GEE: a situação da siderurgia brasileira” abordará, por exemplo, a importância de manutenções preventivas e corretivas de estruturas visando a redução de emissões.
Programado para acontecer no dia 3 de outubro, quinta-feira, o encontro contará com a presença de Guilherme Borba Lefreve, gestor de projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Lucila Caselato, gerente de sustentabilidade do Instituto Aço Brasil, e Priscila Freire Rocha, especialista em meio ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A moderação dos debates ficará por conta de Cenira Moura Nunes, gerente ambiental da Gerdau.
A ABM WEEK conta com o patrocínio das seguintes empresas (atualizado em 4 de setembro/2019): Açokorte, Aperam, ArcelorMittal, Atomat, Beda, BRC, Cargo X, CBMM, Clariant, Condat, Danieli, Dassaut Systemès, DDMX, DME Engenharia, DSI Montagens Refratárias , ESW, Fosbel, Gerdau, Harsco, Hatch Cisdi, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme, Ingersoll Rand, John Cockerill, Kelk/PLM, Kuttner, Lechler, Login Logística, Maina, Metso, Nalco, Nokia, Paradiso Giovanella, Paul Wurth, Polytec, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHI Magnesita, RIP, Saint-Gobain, SMS Group, Spraying Systems, Suez Water, Suncoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, VLI Logística, White Martins. O evento também possui o apoio das seguintes instituições: Abendi, AIST, Capes, CNPq, Instituto Aço Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração - Ibram e SAE Brasil.
]
Texto: Juliana Nakamura
Deixe seu comentário