Crescente presença de startups na indústria minerometalúrgica é tema da ABM WEEK 2019
Aproximar-se do ecossistema de startups é a estratégia adotada por muitas empresas para adicionar inovação em seus processos. Essa tendência, visível em diferentes setores econômicos, se confirma, também, na indústria minerometalúrgica e de materiais. A 5a edição da ABM WEEK dará visibilidade a esse movimento. Um dos pontos altos da programação da Semana, que acontece de 1 a 3 de outubro no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, será o painel ‘O papel das startups na busca por soluções inovadoras’.
Programado para o dia 2 de outubro, o painel apresentará experiências reais de programas de inovação, como o Mining Hub e o AçoLab. Criado para funcionar como um canal direto de inovação aberta, o Mining Hub gera oportunidades e conexões para diferentes atores da cadeia da mineração, incluindo mineradoras, fornecedores, startups, pesquisadores e investidores. Claudia Villa Diniz, executiva de inovação, gestão de projetos e propriedade intelectual do Mining Hub, falará ao público da ABM WEEK sobre essa iniciativa.
O AçoLab, por sua vez, consiste em uma aceleradora criada pela ArcelorMittal para incentivar o desenvolvimento de soluções inovadoras por meio da colaboração. Durante o painel na ABM WEEK, Rodrigo Carazolli da Silva, gerente geral de inovação, novos negócios e Açolab da ArcelorMittal, mostrará como a siderúrgica trabalha para gerar valor por meio da inovação.
O painel da ABM WEEK contará, ainda, com apresentações de Rafael Guimarães de Oliveira, gerente técnico digital da Gerdau, e de Rodrigo Alberto Moreira Gomes, gerente geral da Nexa Resources. Ambos falarão como suas empresas vêm trabalhando para estimular a inovação interna.
Portas abertas para o novo
Para a consultora Vânia de Andrade, coordenadora do painel na ABM WEEK e membro do Conselho de Administração da ABM, a parceria com as startups é uma maneira indireta de trazer novos ares para as empresas, que muitas vezes têm dificuldades para atrair jovens talentos. “Além disso, o modelo de desenvolvimento de soluções por startups tem como vantagens a agilidade e o baixo custo”, comenta a consultora.
Ela lembra que, embora frutífera, esse tipo de união impõe a superação de uma série de desafios, especialmente dentro das corporações. Ela lista, como exemplos, a escolha adequada da área de atuação das startups, a seleção dos parceiros com foco em conteúdo, o engajamento dos profissionais que irão se relacionar com essas jovens empresas, e, finalmente, o gap de agilidade no processo decisório.
A ABM WEEK conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Aperam, ArcelorMittal, Atomat, Beda, BRC, Cargo X, CBMM, Clariant, Condat, Danieli, Dassaut Systemès, DDMX, DME Engenharia, DSI Montagens Refratárias , ESW, Fosbel, Gerdau, Harsco, Hatch Cisdi, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme, Ingersoll Rand, John Cockerill, Kelk/PLM, Kuttner, Lechler, Login Logística, Maina, Metso, Nalco, Nokia, Paradiso Giovanella, Paul Wurth, Polytec, Primetals, PSI Metals, Pyrotek, Reframax, RHI Magnesita, RIP, Saint-Gobain, SMS Group, Spraying Systems, Suez Water, Suncoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Tora, Unifrax, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, VLI Logística, White Martins. O evento também possui o apoio das seguintes instituições: Abendi, AIST, Capes, CNPq, Instituto Aço Brasil, Instituto Brasileiro de Mineração - Ibram e SAE Brasil.
Texto; Juliana Nakamura
Deixe seu comentário