Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

Cerimônia de abertura da ABM Week reconhece trabalhos técnicos com premiação e homenageia profissionais e empresas de destaque no desenvolvimento do setor

Os prêmios foram oferecidos pelos patrocinadores do evento como reconhecimento a trabalhos técnicos, para incentivar o avanço tecnológico e a sustentabilidade

Fonte: assessoria ABM

A Cerimônia de Abertura da 8ª edição da ABM Week, realizada em São Paulo, foi marcada pela entrega de prêmios oferecidos pelos patrocinadores a homenageados por trabalhos de impacto em diversas áreas, apresentados na edição anterior do evento, reforçando o compromisso da ABM Week em promover o avanço tecnológico e a sustentabilidade no setor. 

Durante a cerimônia, o professor Marc Meyers, da Universidade da Califórnia, foi homenageado com a Medalha Hubertus Colpaert, por suas importantes contribuições ao longo da carreira. "A ABM tem 80 anos, sou dois anos mais novo e comecei a vir aos eventos desde os 7 anos de idade, com meu pai que era engenheiro. Como profissional, participo desde 1974. Ela tem preenchido um papel muito importante de reunir as pessoas que trabalham na indústria e na academia. Uma das principais funções da ABM é criar colaborações e contatos entre as pessoas e esse contato pessoal é insubstituível", comentou Meyers. O professor reforçou também a importância da participação dos estudantes. "A Associação trabalha muito bem com os estudantes da graduação, temos 500 estudantes aqui, e isso é um exemplo para o mundo", disse Meyers.

Prêmio Senior Career Award 2024 - JMRT

O professor Ke Lu, diretor do Liaoning Academy of Materials, representado no evento pelo professor Shiteng Zhao, recebeu o Prêmio Senior Career Award 2024, organizado pela Revista JMRT, como reconhecimento pela excelência técnica. Além disso, a Usiminas foi homenageada com a Medalha de Ouro ABM, que celebra a excelência técnica e a inovação no setor de metais, reconhecendo empresas que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento da indústria. 

Prêmio Aço Verde do Brasil - Sustentabilidade

Entre os premiados, o professor Dr. José Adilson de Castro, da Universidade Federal Fluminense, recebeu o Prêmio Aço Verde do Brasil - Sustentabilidade, pelo trabalho “Análise do gás hidrogênio como combustível para grandes altos-fornos utilizando um modelo numérico multifásico global”. “É uma honra receber um prêmio de reconhecimento técnico da ABM, especialmente da empresa Aço Verde Brasil, que é referência em sustentabilidade no país”, comemorou Castro. “A gente vem trabalhando nesse tema já há algum tempo, então não é um trabalho que começou ontem. Eu acho que esse é um dos prêmios mais importantes da minha carreira, até o momento”.

O prêmio foi entregue por Ricardo Carvalho, Diretor e Acionista da Aço Verde do Brasil, que patrocinou o prêmio pela primeira vez e indicou interesse da empresa em ser cada vez mais participativa na ABM. "Para a Aço Verde do Brasil é estratégico estar cada vez mais presente e atuante na ABM. Esse é um início tímido, que a gente espera melhorar. A sustentabilidade é um tema muito importante para nós, representa nosso futuro e norteia todas as nossas ações", disse. O executivo ainda destacou a relevância da ABM e a qualidade dos trabalhos avaliados. "O trabalho da ABM é fortalecer a capacidade técnica do nosso setor no Brasil e ele é extremamente importante. Os trabalhos que me foram apresentados, para podermos avaliar, foram extremamente bem feitos, por bons técnicos, e fiquei muito feliz", completou.

ABM Week como promotora de conexões

Jorge Adelino de Faria, Vice-presidente de Operações da ArcelorMittal, que patrocinou os prêmios Qualidade e Produtividade e Economia Circular e Gestão Integrada, destacou a importância da ABM Week para se fazer conexões. "A grande reinvenção da ABM foram as conexões. Quando venho na ABM Week, vejo que todo mundo que eu quero encontrar está aqui. Quero encontrar com meus fornecedores, quero que eles me mostrem as oportunidades que acham que eu tenho. Também quero encontrar com os estudantes, que podem trabalhar com a gente, com professores. Essas conexões têm tudo a ver e o evento tomou uma proporção gigante" disse. Para ele, patrocinar os prêmios é uma forma de estimular a presença das pessoas e fomentar ainda mais esses contatos. "Temos que estimular as pessoas a seguirem a carreira da metalurgia, da siderurgia, e para isso temos que trazê-las para perto. Essa conexão, essa aproximação, acontece por meio dos prêmios, tanto para estudantes quanto para funcionários das empresas que estão fazendo um bom trabalho. Eles adoram vir apresentar e se sentem orgulhosos, é uma energia muito positiva. Estimula a roda a girar, traz novas gerações e também diversidade. Temos que dar visibilidade para as pessoas acreditarem que podem ter sucesso", ressaltou.

Prêmios reconhecem profissionais de destaque

Outro profissional reconhecido foi Antonio Malynowskyj, que recebeu o Prêmio Usiminas - Inovação por seu trabalho "Comprehensive Use of Nepheline in Steelmaking: A Review". Já Beatriz Fausta Gandra foi agraciada com o Prêmio Jean-Pierre Meyers - Redução de Minérios e Matérias-primas pelo estudo "Otimização do Teor de MgO do Sínter Visando Adequação da Escória em Alto-Forno". “É uma honra imensa ganhar esse prêmio, porque eu sei da importância e do rigor da ABM na avaliação dos trabalhos. Fico feliz por recebê-lo, principalmente por ter vindo da família Meyers, que é uma referência na metodologia para nós”, comemorou Gandra.

O Prêmio Waelzholz Brasmetal - Enemet foi entregue a Victor Cardoso Campideli, orientado pelo Professor Leandro Arruda, Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas da UFMG, pelo trabalho "Aumento da Resistência à Corrosão de uma Liga de NiTi Superelástica com Revestimentos à Base de Óxido de Grafeno e de Óxido de Grafeno Reduzido: Um Estudo Comparativo". “Para mim, este prêmio é muito importante, porque tem relação com o apoio científico. Esse apoio é essencial para os pesquisadores, principalmente para a gente que é aluno de graduação”, comentou Campideli, que estava acompanhado do orientador Prof. Leandro Arruda.

A Ternium Brasil patrocinou o Prêmio Ternium Brasil - Aciaria, Fundição e Metalurgia de não-ferrosos, e foi representada por seu Presidente, Titus Friedrich Schaar, que entregou o prêmio Seminário Aciaria para o trabalho "Steel Process Sustainability Optimization for Waste Generation and Application".

Por fim, Daniele Fonseca de Lima, Diretora de Marketing e Tecnologia de Advanced Refractories América do Sul da Vesuvius, entregou o Prêmio Vesuvius - Automação e TI, pelo trabalho "Aplicação de Rede Neural Artificial na Predição do Defeito Carepa na Laminação de Tiras a Quente".

Sobre a  8ª  ABM Week

A ABM Week é o principal evento técnico-científico da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a conferência reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, HWI - a member of Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, ElectraClean, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, GE Vernova, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Smarttech, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Vixteam, Weir e ZwickRoell.

Serviço | 8ª  ABM Week
Data: 3, 4 e 5 de setembro de 2024
Local: Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao
Inscrições: no local

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.