Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

ABM Week 2024: Pesquisador canadense aponta importância da colaboração entre indústria e universidade para a aceleração da adoção de tecnologias sustentáveis na mineração

Professor Bern Klein ressaltou a pressão pela redução do uso de energia e água, não apenas por parte da sociedade, mas para tornar as empresas mais lucrativas

Fonte: assessoria ABM

Durante o 23° Seminário de Mineração, realizado no contexto da 8ª edição da ABM Week, o professor Bern Klein, da University of British Columbia (UBC), apresentou a palestra "Energy Efficient Mineral Process Flowsheets of the Future", abordando estudos que buscam desenvolver novas tecnologias para diminuir o consumo de energia nas minas. O evento, realizado em São Paulo, reuniu especialistas do setor para discutir as inovações e os desafios da mineração no cenário atual, e foi organizado pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

A apresentação de Klein destacou suas pesquisas em busca de maior eficiência energética nas minas, por meio da substituição de moinhos tradicionais pela tecnologia HPGR. Segundo o professor, essas inovações são cruciais para garantir a sustentabilidade e a competitividade da indústria mineradora em um contexto global cada vez mais exigente em termos de responsabilidade ambiental e eficiência operacional.

O professor Bern Klein, da University of British Columbia (UBC), apresentou a palestra "Energy Efficient Mineral Process Flowsheets of the Future" durante o 23° Seminário de Mineração, na 8ª ABM Week

Klein ressaltou também a importância do apoio da indústria às pesquisas desenvolvidas na academia para acelerar a adoção de tecnologias que aumentem a eficiência. "Como professores universitários, nós temos muita liberdade. Minha motivação é levar boas tecnologias e tentar avançar e levar informações, para que elas possam ser aceitas mais rapidamente na indústria. Então podemos diminuir o tempo. A indústria tem reputação de ser conservadora, de ter medo de tecnologia, mas se academicamente, como professores, pudermos realizar estudos para responder as dúvidas que as pessoas têm, podemos passar a usar essas tecnologias o quanto antes", afirmou o professor. "Algumas empresas estão comprometidas, elas querem ideias e querem testar ideias. Quando vêem o investimento necessário em um projeto acadêmico, não é nada para elas. E pelo menos vão receber algumas respostas que precisam", completou.

ABM Week como promotora de conexões

O professor Klein destacou a importância da ABM Week no sentido de promover conexões. "A troca de informação durante o evento é importante, as pessoas podem ver aqui as novidades e o que tem sido feito. No meu talk, por exemplo, falei sobre uma área importante para a indústria de mineração, que é a necessidade de sermos mais sustentáveis. Temos pressões para reduzir nossa pegada de carbono. É só um exemplo, tem muitas outras coisas que estão sendo apresentadas e são caminhos para melhores tecnologias que tornem a indústria mais sustentável no futuro. Usar menos energia, usar menos água, são grandes pressões, não apenas da sociedade, mas para tornar as empresas mais lucrativas", pontuou.

O 23° Seminário de Mineração é um dos principais eventos do setor na América Latina, proporcionando um espaço de diálogo e troca de conhecimentos entre profissionais, acadêmicos e líderes da indústria. A ABM Week, que já se consolidou como a maior conferência técnico-científica do setor mineral e metalúrgico no Brasil, continua a promover discussões de alto nível sobre as tendências e os avanços tecnológicos que moldam o futuro da mineração.

Para ele, o maior desafio para o desenvolvimento tecnológico do setor é cultural. "As pessoas costumam fazer as coisas de uma certa forma. Elas operam as minas usando um certo tipo de equipamento e, quando alguém diz que deveriam fazer diferente, são muito conservadores. Mas ao mesmo tempo vêem que no futuro vão precisar mudar e a indústria de mineração reconhece isso. Se as lideranças das empresas de mineração se comprometerem, é possível transformar e melhorar a indústria. Nunca será perfeito, mas podemos fazer melhor do que fazemos hoje", concluiu.

Sobre a  8ª  ABM Week

A ABM Week é o principal evento técnico-científico da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a conferência reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, HWI - a member of Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, ElectraClean, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, GE Vernova, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Smarttech, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Vixteam, Weir e ZwickRoell.

Serviço | 23° Seminário de Mineração - 8ª ABM Week
Data: 3 de setembro de 2024
Local: Auditorium Vale - Descarbonização, Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.