Brazilian Metallurgy, Materials and Mining Association

ABM Week 2024: Mesa-redonda destrincha o papel da Inteligência Artificial na Mineração brasileira

Especialistas discutem como a IA pode impulsionar a competitividade da mineração brasileira e enfrentar os desafios da transição energética global, sem substituir o conhecimento técnico consolidado no setor

Fonte: assessoria ABM

Em um momento crucial para a indústria de mineração, o Brasil se destaca pela sua capacidade de produção de minerais essenciais à transição energética global. Durante a mesa-redonda "Inteligência Artificial na Mineração", especialistas abordaram como a IA pode alavancar esse protagonismo, aumentando a competitividade e eficiência do setor. O debate ocorreu no Auditorium Vale - Transição Energética, durante a 8ª ABM Week, o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, realizado, entre os dias 3 e 5 de setembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Entre os palestrantes, a mesa-redonda contou com a presença de Giorgio de Tomi, Professor e Diretor do Centro de Mineração da USP, que destacou: “O mundo está sedento por minerais para a transição energética, e o Brasil tem uma grande oferta e facilidade de produção. Temos uma oportunidade única de sermos protagonistas, não apenas no fornecimento de matérias-primas para essa transição, mas também para a descarbonização de maneira geral. Com o uso da IA, podemos tornar nossa indústria mais competitiva e esse é um caminho sem volta que precisamos aproveitar”.

Giorgio de Tomi, Professor e Diretor do Centro de Mineração da USP

Outros palestrantes como Marcelo Tavares, Professor Titular da COPPE/UFRJ; Constantino Seixas, Diretor Geral da Accenture; e Ana Carolina de Piero Bruno, da Vale, também compartilharam suas perspectivas sobre a aplicação da IA nas várias etapas operacionais da mineração, incluindo planejamento de lavra e tratamento de minérios. Organizado pela Comissão Técnica Mineração, o debate foi moderado por Gisele Regina Hwang, Especialista em Engenharia da Vale, também coordenadora do evento.

Constantino Seixas, Diretor Geral da Accenture

A mesa-redonda também trouxe à tona as oportunidades e desafios associados à implementação da IA, ressaltando a necessidade de integrar essa tecnologia sem comprometer o conhecimento científico e prático construído ao longo dos anos. 

O Professor Marcelo Tavares respondendo dúvidas do público

“A ferramenta foi apresentada como matéria-prima de apoio, não de substituição, que complementa a expertise técnica e operacional já existente. Além disso, até por conta do trabalho em coletar, segmentar e, finalmente, “alimentar” a máquina, as PMEs do setor conseguem realizar a transição de forma mais dinâmica”, afirmou Marcelo Tavares.   

Momento de perguntas do público aos palestrantes

Entre os riscos, os especialistas sublinham a importância da ética e transparência na coleta e uso de dados, bem como a necessidade de pesquisas profundas para garantir a eficácia e a segurança da aplicação da IA, especialmente em contextos educacionais onde fatores “invisíveis aos algoritmos” da máquina podem ofuscar e distorcer julgamentos e conclusões. 

"A IA nunca pode ser a palavra final em processos e atividades técnicas. A expertise humana, especialmente em questões de segurança, é indispensável. Por isso, quando utilizamos essa tecnologia, a resposta gerada deve ser encarada como uma sugestão, nunca uma ordem definitiva a ser seguida," concluiu Ana Carolina de Piero.

Sobre a 8ª ABM Week

A ABM Week é o principal evento técnico-científico da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a conferência reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, HWI - a member of Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, ElectraClean, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, GE Vernova, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Smarttech, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Vixteam, Weir e ZwickRoell.

Serviço | Mesa-redonda: Inteligência artificial na mineração
Data: 5 de setembro de 2024
Horário: 14:00 - 15:40
Local: Auditorium Vale-Transição Energética, Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.