8ª edição da ABM Week reúne especialistas e estudiosos do setor minero-metalúrgico
Fonte: assessoria ABM
A cidade de São Paulo recebe, entre os dias 3 e 5 de setembro, o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração. A 8ª edição da ABM Week, realizada pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), teve início nesta terça-feira com uma cerimônia de abertura que marcou a celebração dos 80 da ABM e premiou especialistas e estudiosos do setor minero-metalúrgico.
Para receber e dar as boas-vindas aos participantes do evento, o Presidente Executivo da ABM, Horacidio Leal Barbosa, subiu ao palco para iniciar a cerimônia de abertura. “A ABM Week 8 tem muito significado: são 80 anos da ABM, batemos recorde de inscritos, recebemos 1.100 trabalhos técnico-científicos, dos quais 1.062 foram aprovados e estão sendo apresentados durante o evento. Este ano, temos 89 estandes de patrocinadores – ano passado foram 62 – e trouxemos quase 500 estudantes de todo o país”, afirmou Leal. Aos números comemorados pelo executivo somam-se 2800 pré-inscritos de 18 estados e 30 países diferentes, 160 docentes e pesquisadores de 50 instituições e 800 trabalhos gerados.
A fala de Barbosa foi seguida pela contribuição de Jorge Adelino de Faria, Vice-presidente de Operações Industriais da ArcelorMittal, que celebrou o evento e destacou sua importância. “A ABM Week é o maior evento técnico-científico do nosso setor, é um local para conexões e para criar valor. É com orgulho que somos os anfitriões da ABM Week nesta edição especial dos 80 anos da Associação. E pelo segundo ano consecutivo somos a empresa com mais trabalhos para apresentar no evento”, ressaltou Faria.
Premiações durante a cerimônia de abertura
Como forma de incentivar e valorizar o trabalho de pesquisa e desenvolvimento em áreas de conhecimento estratégicas para a indústria, assim como na edição de 2023, a ABM Week 2024 promoveu uma sessão de premiações durante a cerimônia de abertura, reconhecendo os melhores trabalhos técnico-científicos apresentados na edição anterior do evento.
Este ano, oito prêmios foram concedidos para os trabalhos mais bem avaliados em temáticas definidas pelas empresas patrocinadoras e 14 prêmios para os melhores trabalhos apresentados nos eventos que integraram a última edição. Ao todo, o evento fez 22 premiações, uma a mais que em 2023, com a inclusão do Prêmio Karheinz Pohlmann Award, em homenagem ao empresário que foi um dos maiores defensores do ensino técnico no país.
Entre os premiados, o professor Dr. José Adilson de Castro, da Universidade Federal Fluminense, recebeu o Prêmio Aço Verde do Brasil - Sustentabilidade, pelo trabalho “Análise do gás hidrogênio como combustível para grandes altos-fornos utilizando um modelo numérico multifásico global”. “É uma honra receber um prêmio de reconhecimento técnico da ABM, especialmente da empresa Aço Verde Brasil, que é referência em sustentabilidade no país”, comemorou Castro. “A gente vem trabalhando nesse tema já há algum tempo, então não é um trabalho que começou ontem. Eu acho que esse é um dos prêmios mais importantes da minha carreira, até o momento”.
O Prêmio Usiminas - Inovação foi entregue à Beatriz Fausta Gandra, pesquisadora da Usiminas, pelo estudo “Otimização do teor de MGO do sínter visando adequação da escória em alto-forno”. “É uma honra imensa ganhar esse prêmio, porque eu sei da importância e do rigor da ABM na avaliação dos trabalhos. Fico feliz por recebê-lo, principalmente por ter vindo da família Meyers, que é uma referência na metodologia para nós”, comemorou Gandra.
O estudante Victor Cardoso Campideli, da UFOP, recebeu o Prêmio Waelzholz Brasmetal - Enemet, pelo trabalho “Aumento da resistência à corrosão de uma liga de niti superelástica com revestimentos a base de óxido de grafeno e de óxido de grafeno reduzido: um estudo comparativo". “Para mim, este prêmio é muito importante, porque tem relação com o apoio científico. Esse apoio é essencial para os pesquisadores, principalmente para a gente que é aluno de graduação”, comentou Campideli, que estava acompanhado do orientador Prof. Leandro Arruda.
Confira os prêmios temáticos da ABM Week, suas respectivas patrocinadoras:
- Aços Inoxidáveis (Aperam);
- Qualidade e Produtividade (ArcelorMittal);
- Aços com Nióbio (CBMM);
- Aço Digital (Gerdau);
- Refratários (RHI Magnesita com “Prêmio Antônio Mourão Guimarães);
- Inovação (Usiminas);
- Aços Especiais (Villares Metals com “Prêmio Luiz Dumont Villares”)
- Sustentabilidade (Aço Verde do Brasil) | Recebeu a premiação:
Já na categoria eventos, os prêmios/patrocinadores foram:
- Prêmio Karlheinz Pohlmann (ABM) / Seminário de Moldes, Matrizes e Ferramentas;
- Prêmio ArcelorMittal / Seminário de Economia Circular e Sustentabilidade;
- Prêmio Waelzholz Brasmetal / Enemet;
- Prêmio Henri Meyer (Família Meyers) / Seminário de Laminação, Conformação de Metais e Produtos;
- Prêmio Jean-Pierre Meyers (Família Meyers) / Seminário de Redução de Minérios e Matérias-Primas;
- Prêmio DME Engenharia / Seminário de Manutenção e Engenharia de Projetos
- Prêmio Samarco / Seminário de Mineração;
- Prêmio Marc André Meyers (Sergio Neves Monteiro) / Congresso Anual – Materiais Cerâmicos, Compósitos e Poliméricos;
- Prêmio Ternium Brasil / Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos;
- Prêmio Vesuvius / Seminário de Automação e TI;
- Prêmio White Martins / Seminário de Energia, Utilidades e Transição Energética;
- Prêmio Vale / Seminário de Aglomeração de Minérios;
- Prêmio CBMM / Congresso Anual – Fundamentos e Processos Metalúrgicos;
- Prêmio ABM / Seminário de Logística, Suprimentos e PCP;
Além dos 22 prêmios de reconhecimento técnico, a ABM Week condecorou ainda especialistas em outras três categorias:
-
Prêmio “Senior Career Award” 2024 - Revista JMRT
O Journal of Materials Research and Technology premiou acadêmicos responsáveis por pesquisas publicadas na revista. O prêmio criado em 2022 é concedido anualmente a uma pessoa mundialmente reconhecida por notáveis realizações em ciência e engenharia de materiais. Este ano, o premiado foi Professor Ke Lu, do Laboratório Nacional de Shenyang para Ciência de Materiais, Instituto de Pesquisa de Metais da Academia Chinesa de Ciências, e dedicado às áreas de pesquisas de metais e ligas nanoestruturados.
-
Medalha de Mérito “Hubertus Colpaert” 2023
Instituída em 1957, em homenagem ao grande metalógrafo brasileiro, é conferida a cada três anos a um associado – autor de trabalhos e obras publicadas no país – pelo mérito de sua contribuição nos campos da metalografia e da metalurgia física.
Este ano, a medalha foi entregue a Marc André Meyers, cientista, engenheiro e professor de materiais da Universidade da Califórnia. Meyers foi indicado como membro da American Society of Metals (ASM) International, além de ser associado a titular remido da ABM, criador e patrocinador dos prêmios Amy Meyers, seminário de laminação, e Jean-Pierre Meyers, seminário de reeducação.
“Eu cresci vendo meu pai trabalhar em uma usina siderúrgica e meu sonho era ser sócio da ABM e chegar a esse ponto. Os meus grandes heróis eram grandes metodologistas, grandes professores. Chegar a esse ponto na minha vida é uma grande honra e vejo isso com humildade, pois sei que as pessoas que estão aqui são de gabarito”, destaca Meyers.
-
Metalografia e Metalurgia Física - Medalha de Ouro ABM 2023 - Pessoa Jurídica
A "Medalha de Ouro ABM" é uma honraria instituída pela ABM, em 1944, para homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento nas áreas de atuação da ABM e à própria entidade. É conferida uma vez por ano, alternadamente, para pessoa física e pessoa jurídica. Neste ano, a entrega da medalha foi para pessoa jurídica, para a empresa Usiminas, representada pelo CEO Marcelo Chara.
“Na Usiminas, nós temos orgulho de ser uma empresa brasileira. Tenham certeza que vamos seguir construindo este futuro com paixão, com responsabilidade e compromisso. Acreditem na América Latina, acreditem no Brasil”, enfatizou Chara.
Homenagem aos voluntários da ABM
Em momento marcante da cerimônia de abertura, Valdomiro Roman da Silva, diretor de Operações da ABM, homenageou os 300 voluntários da associação pelo trabalho dedicado. “Eu não poderia deixar de homenagear e lembrar nesta edição da ABM Week, que marca os 80 anos da ABM, o comprometimento dos voluntários, que têm sido fundamentais para o sucesso da ABM. Queremos que nossos voluntários tenham orgulho de fazer parte da ABM”, destacou Silva. Na ocasião, os presentes foram presenteados com botons personalizados para reconhecê-los como voluntários.
80 anos da Associação
No encerramento da cerimônia de abertura, Sergio Leite de Andrade, presidente do Conselho de Administração da ABM e coordenador geral da ABM Week 8ª Edição, destacou a importância do evento nesta data importante do aniversário da associação. “A ABM chega aos seus 80 anos mais forte do que nunca, temos uma associação estabilizada, financeiramente sustentável, com o número de seus associados crescendo. Este ano, estamos batendo vários recordes nesta ABM Week, cumprimos as metas do evento e já estamos nos preparando para a edição do ano que vem”, afirmou Andrade.
A 8ª edição da ABM Week é composta por sessões técnicas, plenárias, painéis, mesas redondas, premiações, homenagens e coquetéis. Além disso, as empresas patrocinadoras podem mostrar seus produtos e serviços na área de exposição e realizar contatos comerciais nas Rodadas de Negócios.
Sobre a 8ª edição da ABM Week
A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, HWI - a member of Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, ElectraClean, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, GE Vernova, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Smarttech, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Vixteam, Weir e ZwickRoell.
Serviço | 8ª edição da ABM Week
Data: 3, 4 e 5 de setembro de 2024
Local: Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao
Inscrições: no local
Deixe seu comentário