6ª edição da ABM WEEK promoverá encontros de negócios e networking
Se a pandemia de Covid-19 mostrou que algumas reuniões presenciais podem ser substituídas por encontros virtuais sem perdas significativas, o adiamento por dois anos da 6ª edição ABM WEEK deixou claro que a presencialidade é insubstituível em alguns casos.
Nos quesitos networking e promoção de negócios, dois pilares cada vez mais importantes da semana organizada pela ABM, fazer-se fisicamente presente continua sendo extremamente necessário, afirma Valdomiro Roman da Silva, diretor de Desenvolvimento de Competências da ABM.
“Um diferencial fundamental da ABM WEEK é sua capacidade de conectar pessoas, empresas e academia. Ao longo das últimas edições, também fomos percebendo que ela se consolidou como um encontro de negócios. Tudo isso tem menos atratividade no ambiente on-line”, analisa Valdomiro.
Pela terceira edição consecutiva, a semana contará com Rodadas de Negócios especialmente formatadas para ampliar a efetividade dos encontros entre empresas-âncoras (compradoras) e empresas convidadas (fornecedoras). As âncoras são algumas das maiores companhias de mineração, metalurgia e siderurgia do Brasil, grandes demandantes de produtos e serviços nos mercados em que atuam. Em 2022, tomarão parte nas Rodadas de Negócios as empresas Aperam, ArcelorMittal, Danieli, Gerdau, Primetals, Grupo SMS/Vetta/Paul Wurth, Ternium, Usiminas, Vale e Villares Metals.
“Ao longo de três rodadas, cada uma das companhias convidadas se reunirá alternadamente com uma empresa-âncora por 10 minutos”, Valdomiro descreve.
Foram convidadas a integrar as Rodadas de Negócios as empresas que participarão da ABM WEEK como expositoras e patrocinadoras. A dinâmica estabelecida permitirá que todas elas se reúnam com cada uma das âncoras.
“Até alguns anos atrás, a maioria dos patrocinadores marcava presença na ABM WEEK como parte de uma estratégia de relacionamento. Em 2019, a situação se inverteu e 60% deles nos disseram que tinham interesse em catalisar negócios”, ele explica.
As Rodadas de Negócios são uma oportunidade rara, na opinião de Valdomiro. “Dentro de 100 minutos, uma empresa tem a chance de falar com 10 das maiores companhias de nosso setor – e com tomadores de decisão dentro delas”, afirma.
A semana também possibilitará a exposição de soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas e do modelo de negócios de startups na Arena Tecnológica. As Tech Talks ocorrerão em coffee breaks ao longo da semana. Estão confirmadas como expositoras as empresas Dassault Systèmes, Gerdau, Braincube, Yellow Solutions, DME e PEPITe. Cada uma terá 15 minutos para fazer sua apresentação.“Além disso, teremos as Startup Talks, evento que já se repete há três edições da ABM WEEK”, ressalta Valdomiro.
Estão confirmadas as startups Industriall, Tagna, Inspeasy, Jazida, Geeco, Brainiall, Konkerlab, Hitemp, Digital Revolution, LLK e Revelo. A exemplo das Tech Talks, elas também terão 15 minutos para fazer sua exposição.
As apresentações na Arena Tecnológica serão não apenas uma oportunidade de fazer contatos no mercado, mas também de conhecer produtos, serviços e alternativas tecnológicas de vanguarda atualmente sendo oferecidos no setor.
“A inteligência artificial, por exemplo, é uma ferramenta que vem sendo empregada por diversas startups. Nessas conversas, certamente serão abordados tópicos relacionados à Indústria 4.0, que interessam ao segmento como um todo”, conclui Valdomiro.
A 6ª edição da ABM WEEK tem a Gerdau como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: Açokorte, Air Liquede, Alkegen, Amepa GmbH, Aperam, ArcelorMittal, Atomat Services, AutoForm, BM Group/Polytec, BRC, Braincube, CBMM, Combustol, Clariant, Danieli, Dassault Systèmes, DME Engenharia, Eirich, Enacom, Engineering, Evonik, Fosbel, GSI, Harsco, Hatch/CISDI, Ibar, Imerys, IMS Messsysteme GmbH, Isra Vision Parsytec, John Cockerill Industry, Kuttner, Metso Outotec, Nalco Water/Ecolab, Nouryon, Primetals Technologies, PSI Metals, Reframax , RHI Magnesita, Saint-Gobain, SMS Group Paul Wurth/ Vetta, Spraying Systems, Suez, SunCoke, Tecnosulfur, Ternium, Timken, Thermo Fischer, TopSolid, TRB, Unimetal, Usiminas, Vale, Vamtec, Vesuvius, Villares Metals, Wallonia.be (ADI – Industrial Services, John Cockerill Hydrogen, BorderSystem, Datanet International, Synthetis e PEPITe), White Martins, e Yellow Solution. Apoio especial: CNPq. Apoio institucional: Abal, Abendi, AIST, AIST Mena, Alacero, CBCA, Ibram, Instituto Aço Brasil, CIMM, Ind4.0.
Texto: Eduardo Campos Lima
Leia também:
Cenário internacional será debatido em Plenária de Mineração e Siderurgia na ABM WEEK
Indústria do aço discute soluções inovadoras para construção civil na ABM WEEK
Deixe seu comentário