Por: GUSTAVO BAUMGRATZ DE OLIVEIRA (samarco mineração), Kellerson Fernando Peixoto Santos (samarco mineração), Ataide José Dias (samarco mineração), Juliano Cunha (samarco mineração)
Resumo:
A área da Britagem da Samarco (Britagem 03), no Complexo de Mineração de Germano, é responsável por uma das etapas do processo de cominuição de minério de ferro lavrado em suas Minas. Situada, nesse processo produtivo, posterior a extração mineral e anterior a Usina de Concentração (C3), é composta por conjunto de Britadores, Peneiras Vibratórias e Transportadores de Correias que, juntos, operam para a redução da granulometria do minério lavrado a níveis tecnicamente adequados aos processos posteriores de beneficiamento e concentração.
Numa empresa de mineração, para a manutenção de altos padrões de qualidade e uma operação segura, a baixos custos, capazes de garantir competitividade no mercado, seus equipamentos requerem alta robustez e confiabilidade operacional. A Britagem 03 da Samarco, alvo do estudo apresentado neste relatório, manifestava uma instabilidade na confiabilidade, com reincidência de manutenções corretivas programadas e, consequentemente, impactos negativos na sua disponibilidade física, sem tendência de mudança. Para identificar e atuar na resolução dessa instabilidade, um trabalho, baseado na metodologia PDCA, foi conduzido por uma equipe técnica, multidisciplinar que, com disciplina a ferramenta e um plano de ação robusto, possibilitou alcançar bons resultados e superar a meta de elevação da disponibilidade física da Britagem 03 de 1,1% em sete meses de trabalho. Além do aumento da disponibilidade física, as perdas evitadas superaram R$ 78MM.