Por: PEDRO HENRIQUE RESENDE VAZ DE MELO (Usiminas), Hélio Alexandre Alves (Usiminas), Marlon José dos Anjos Silva (Usiminas), Wagner Viana Bielefeldt (UFRGS), André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva (UFF)
Resumo:
Um dos objetivos da adição de cálcio nos aços é modificar inclusões para promover estabilidade do lingotamento contínuo e melhorias no produto. Apesar dos benefícios do tratamento, existem desafios quanto à otimização do rendimento da liga, as quantidades a serem adicionadas e a repetibilidade em corridas. A adição da liga no fundo da panela é indicada, uma vez que a maior pressão metalostática inibe a vaporização do elemento. A liga de cálcio é injetada em forma de fio, envolta por uma cápsula metálica, que protege o núcleo. Vários parâmetros podem influenciar o instante da liberação do da liga, como velocidade de injeção, temperatura do banho e características do fio. O objetivo deste trabalho foi calcular a profundidade de liberação do cálcio no aço líquido e fazer testes com variação de velocidade de injeção em corridas experimentais, comparando seus efeitos no rendimento. Foi desenvolvido um procedimento numérico, que foi usado para estudar influências de parâmetros no tratamento. Para validar os cálculos, foram acompanhadas 91 corridas industriais, em que se testou quatro velocidades de injeção para dois tipos de fio: cálcio-silício e cálcio puro. A variação da velocidade não implicou em alteração no rendimento de cálcio. Neste sentido, o uso de maiores velocidades pode promover tempos menores de adição e, consequentemente, ganhos de produtividade. Ademais, houve boa concordância entre os cálculos obtidos via procedimento numérico e os resultados dos testes industriais.