Por: Mariane Luiza Amorim Rossi (Universidade Federal de Ouro Preto), Lucas da Silva Fernandes (Universidade Federal de Ouro Preto), Arthur Silveira Souza (Universidade Federal de Ouro Preto), Carlos alberto pereira (Universidade Federal de Ouro Preto), Fábio de Assunção José (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Araxá)
Resumo:
A iniciação científica possui como um dos objetivos principais, agregar no desenvolvimento do discente através da prática, fazendo-o ter, em diversos casos, o primeiro contato mais aprofundado e técnico em seu curso. Durante esse processo o aluno desenvolve algumas competências, como a escrita e oratória. Ainda, estimulam o pensamento crítico, despertando no indivíduo a curiosidade, a inovação e a aprendizagem, por tratar de problemáticas na sua área de estudo, tornando-o um profissional flexível e adaptável. Por isso, este trabalho tem como finalidade difundir a importância das iniciações científicas, avaliando a sua influência nos alunos da engenharia de minas na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) ao longo dos anos de 2013 a 2023. Os dados foram obtidos pela coleta da perspectiva de alunos e ex-alunos e do lattes do corpo docente do Departamento de Engenharia de Minas (DEMIN) da UFOP. Os resultados obtidos indicam que os estudantes que participaram apresentaram, no final de suas ICs, desenvolvimento em suas habilidades técnicas e pessoais. Além de apontarem que as ICs foram o estímulo inicial para novas oportunidades.