Por: Leandro Moreira Pinto (instituto tecnológico vale (itv)), Jose Jimmy Penagos (INSTITUTO TECNOLÓGICO VALE (ITV)), Bárbara Diniz Nins (REDEMAT, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP),), Rafael Nunes Costa (REDEMAT, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)), Patrick Amaral Falqueto (Vale ), Cristian Camilo Viáfara (INSTITUTO TECNOLÓGICO VALE (ITV)), Adilson Rodrigues da Costa (REDEMAT, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)), Maria Aparecida Pinto (DEMET, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP))
Resumo:
As correias transportadoras são elementos fundamentais para o transporte de minérios de ferro, sendo essenciais para o funcionamento adequado do sistema. O ensaio mais utilizado para avaliar o desgaste abrasivo das correias é o pino-tambor, que envolve um processo de abrasão a dois corpos. Entretanto, este estudo propõe que o desgaste abrasivo causado pelo minério de ferro nas correias está mais próximo do desgaste de abrasão a três corpos. Diante dessa perspectiva, identifica-se uma lacuna na literatura em relação à avaliação do desgaste abrasivo das correias por meio de ensaios com abrasão a três corpos. Para abordar essa lacuna, o problema de pesquisa deste estudo é: Quais são as correias transportadoras de minério de ferro mais resistentes à abrasão disponíveis no mercado? Para responder a esse problema de pesquisa, este trabalho tem como objetivo principal avaliar a aplicação do ensaio roda de borracha com uma metodologia adaptada da norma ASTM G65 para ranquear a resistência ao desgaste das borrachas. Além disso, selecionar uma metodologia para diferentes condições de severidade de ensaio. Quatro borrachas correias (A, B, C e D) foram testadas em três condições de carga normal ou severidade: alta (70 N), média (45 N) e baixa (13 N). Os resultados indicaram que a carga normal de 70 N foi a mais eficaz para classificar as borrachas. A borracha B apresentou o pior desempenho em termos de perda de massa e foi a única na qual não foram observadas ondas de Schallamach. As demais borrachas tiveram desempenho superior, com comportamentos semelhantes entre elas.