Resumo:
A indústria da construção civil exerce grande influência sobre o meio ambiente, e a utilização de resíduos como substitutos das matérias-primas em pavimentos pode ser uma alternativa sustentável viável. Uma maneira eficaz de avaliar os impactos ambientais é através da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), uma metodologia que estima os impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida de um produto, desde a extração das matérias-primas até sua disposição final. A presente pesquisa visa comparar a ACV de três tipos de pavimentos flexíveis, um dos quais emprega Sidercal®, coproduto obtido da escória de dessulfuração KR, na sub-base, enquanto os outros dois utilizam materiais convencionais na pavimentação. Foram avaliados trechos da BR-101 no Espírito Santo, Brasil, para diferentes tipos de pavimento empregando dados primários e secundários. Os limites do sistema estendem-se do berço até o canteiro de obras. Os resultados revelaram que a pista A, com Sidercal®, apresentou o melhor desempenho ambiental entre as três pistas avaliadas. A pista A demonstrou uma redução significativa na pegada de carbono, economizando mais de 84 mil kg de CO2 eq por quilômetro em comparação com as outras pistas.