Por: MARCUS VINICIUS PEREIRA ARRUDA (USIMINAS - IPATINGA), Fernando de Souza Costa (Usiminas), Juliana Cristina de Paula (Usiminas), Sinésio Domingues Franco (Universidade Federal de Uberlândia)
Resumo:
Nesse estudo foram avaliadas amostras de um AHSS (Advanced High-Strength Steel) de terceira geração laminado a frio da classe de resistência de 1000 MPa, a partir de ensaios de tração do tipo BTD (baixa taxa de deformação) em diferentes condições de carregamento de hidrogênio. Utilizando a técnica TDA (Thermal Desorption Analysis), foi possível estabelecer dois níveis de hidrogênio difusível no aço e avaliar o seu efeito sobre a degradação das propriedades mecânicas em tração comparativamente com a condição sem hidrogênio. Para o menor teor de hidrogênio avaliado, da ordem de 0,61 ppm, não houve perda considerável das propriedades mecânicas em relação à condição não carregada. Contudo, para a condição de maior concentração de hidrogênio, próxima de 1,16 ppm, foi percebida uma queda significativa nos valores de alongamento total, com índice de fragilização de 38,3%. A metodologia aplicada permitiu distinguir a degradação das propriedades mecânicas em função da concentração de hidrogênio do material, constituindo-se em uma importante ferramenta para o desenvolvimento e a engenharia de aplicação dos AHSS para o setor automotivo.