Por: flávia barros ribeiro (arcelormittal tubarão), gustavo nascimento barbosa (ARCELORMITTAL TUBARÃO), bruno luiz santos favarato (ARCELORMITTAL TUBARÃO), igor oliveira godinho (ARCELORMITTAL TUBARÃO), dimitrie baldotto rocha (ARCELORMITTAL TUBARÃO)
Resumo:
O projeto de gamificação nasceu no Centro Integrado de Soluções Metalmecânicas – Oficinas de Fabricação de Peças e Manutenção de Conjuntos – localizado na ArcelorMittal Tubarão, através do desejo em construir um plano de aprendizagem, com foco em estimular a mudança de comportamentos, adesão a transformação digital, abandono de processos ultrapassados, visando melhoria de performance e resultado do negócio.
O game é personalizado e nasce após uma série de workshops, são idealizados junto ao possível modelo de aprendizagem e passa pela validação dos participantes (próprios colaboradores da equipe). A validação acontece a partir da execução do conceito em menor escala (protótipo) que, posteriormente, permitirá implantação do projeto final, alinhado aos objetivos e resultados esperados.
Os ganhos variam entre os que conseguimos medir e os que conseguimos sentir e, juntos transformam e constroem cultura. Destaque para: aumento de produtividade, desenvolvimento, protagonismo, ownership e conexão entre as pessoas.
A Gamificação é o caminho para a transformação da cultura, uma vez que se trata do desenvolvimento de um programa educativo que a partir da aplicação de metodologias, ferramentas essenciais para absorção dos conhecimentos, possibilitam a aplicação nas rotinas de trabalho, com foco em promover o protagonismo, desenvolvimento de novas competências, tornando as atividades mais prazerosas