Resumo:
Em 2014, a SMS Group recebeu o pedido para modernizar o laminador tandem de quatro estandes “1700” (TCM) de cinquenta anos da Severstal. Os principais objetivos foram aumentar a capacidade de produção anual em 200.000 toneladas e ampliar a VARIEDADE e a qualidade do produto, focando também nos aços automotivos. Além disso, a modernização preparará a fábrica para posterior acoplamento de uma nova linha de decapagem (PL). Por um lado, a melhoria da produção é conseguida por estandes de laminação novos e mais fortes #1-#4 com um novo sistema de acionamento AC no primeiro estande de laminação, que já estão preparados para posterior transformação em um PL-TCM em operação contínua. Além disso, comprimento fora do padrão reduzido, maior disponibilidade e maior nível de automação são necessários para melhorar o rendimento. Por outro lado, a redução do tempo de folga entre duas bobinas por meio de funções automáticas auxilia no alcance de uma maior taxa de produção. Novos atuadores foram implementados nas bancadas da fábrica (sistemas de ajuste hidráulico, dobra do rolo de trabalho, CVC® plus shifting). Além disso, um novo controle de excitação de campo dos acionamentos DC existentes (trens de acionamento Ward Leonard) e o novo acionamento do suporte de laminação nº 1 melhoram o comportamento dinâmico do laminados. Com base nisso, um controle de espessura e planicidade de última geração pôde ser introduzido na fábrica. Especialmente a planicidade é controlada no primeiro e no último estandes usando o sistema de medição e controle X-Shape® da SMS de última geração. Recursos especiais de automação em L1, L2 e HMI suportam as melhorias na qualidade e na taxa de produção. Uma das funções especiais de rosqueamento do SMS, chamada TRC®, reduz o comprimento fora do calibre por bobina para menos de 10 m. Parte dessa função de rosqueamento também é um novo sistema de configuração de nível 2 baseado em modelo com uma interface para o sistema L3. O tempo de desligamento pôde ser limitado a menos de três meses. Especialmente a fase entre o primeiro movimento mecânico após a montagem e a primeira bobina laminada foi encurtada para o tempo recorde de apenas 10 dias.