Resumo:
Conhecer os mecanismos que envolvem a remoção do fósforo do aço para a escória é muito importante para que o processo DE UM FORNO ELÉTRICO A ARCO (FEA) seja produtivo e eficiente.
Existem muitos estudos na literatura especializada sobre desfosforação com expressões envolvendo composição química e temperatura. Essas expressões, deduzidas de dados de equilíbrio, geralmente não se correlacionam bem com dados industriais.
O presente trabalho visa estudar, usando dados industriais, as propriedades químicas e físicas de uma escória de FORNO ELÉTRICO, a fim de desenvolver novas formas de avaliar o processo de desfosforação e sua eficiência em relação a essas propriedades.
Diferentes composições de escórias industriais, principalmente com diferentes teores de CaO e FeO, foram selecionadas para serem analisadas. As propriedades e fases daS escóriaS mencionadas foram determinadas por termodinâmica computacional usando o software FactSage 8.0 e os resultados dessas análises foram relacionados à eficiência de desfosforação.
Com base nessas simulações, o parâmetro Fator de Desfosforização [FDeP = aCaO + aFeO + (Nlíquido – Nsólido) - 2*Viscosidade] foi utilizado para medir a eficiência das escórias na desfosforação EM UM FORNO ELÉTRICO A ARCO. Verificou-se que este parâmetro apresenta alta correlação, para escala industrial, com a eficiência de desfosforação e pode ser utilizado para prever qual escória será a mais eficiente. A temperatura, na faixa analisada, não parece ser um fator diretamente relevante na eficiência da desfosforação. Por outro lado, a viscosidade da escória apresentou peso significativo no cálculo da eficiência pelo parâmetro (FDep).