Por: ISADORA REIS DE SOUZA (UFMG), Leandro de Arruda Santos (UFMG), Egnalda Pereira Pimenta (usiminas), reinaldo vieira (usiminas), renata costa moreira (usiminas)
Resumo:
A demanda pela redução de peso dos automóveis, obtida pela redução da espessura dos aços utilizados, tem levado ao uso intensivo de aços de alta resistência. Para permitir a obtenção de peças de geometrias complexas a partir desses aços, foi desenvolvido o processo no qual a estampagem ocorre a altas temperaturas, chamado de estampagem a quente (EQ). Os aços ao boro com revestimento Zn-Fe (GA), desenvolvidos pela Usiminas, vêm apresentando bons resultados em testes realizados pela indústria automotiva. Neste estudo, foi avaliada a resistência à corrosão de três espessuras de camada de revestimento GA (6 µm, 8 µm e 11 µm) após os processos de EQ, fosfatização e pintura. Independente do tipo de ensaio de corrosão realizado, quanto maior a espessura inicial do revestimento, menor o avanço da corrosão e/ou do desplacamento de tinta. Os valores obtidos são inferiores aos normalmente exigidos pela indústria automotiva para aços pintados apenas com e-coat. A partir desses resultados, é possível inferir que as três condições avaliadas atenderiam às aplicações desse segmento.