Resumo:
A utilização de Sucatas em conversores do tipo BOF são uma realidade no mercado e cada vez mais incentivado tanto pelo lado produtivo como pelo Meio Ambiente. Em uma Usina Siderúrgica há a necessidade de equilíbrio entre o Sucatas geradas internamente, como os resíduos e subprodutos, e aquelas que são adquiridas diretamente no mercado.
Os agentes limitantes para a utilização de Sucata podem ser físicos, como tamanho e capacidade do Pátio ou volume beneficiado e disponível, ou de processo, como o balanço térmico, enxofre e demais contaminantes.
Considerando a conjuntura atual, a Ternium Brasil possui um grande estoque de Gusa Sólido proveniente dos Altos Fornos com alguns obstáculos para seu uso. Dentre eles o beneficiamento para um tamanho que possa ser utilizado, um volume máximo por corrida visando a proteção do refratário do conversor e o seu teor de enxofre desconhecido; sendo esse último influenciado pela limitação da área de estocagem uma vez que todo o material armazenado se encontra sem nenhum histórico e misturado.
Buscando aumentar o consumo deste material, o estudo tem como foco uma maior assertividade do teor de enxofre no material recebido no Pátio de Sucatas da Aciaria e consumido no Conversor, possibilitando um maior volume médio utilizado por corrida.
As ações propostas proporcionaram um aumento do volume consumido em 80% em comparação com o modelo anterior reduzindo o volume estoque em 2,5 MMusd e proporcionando um aumento de produção de 1.800t a mais de aço líquido por mês.