Por: Isabela Devesa Batista (UENF), Madeleing Taborda Barraza (UFSC), Luis Urbano Durlo Tambara Junior (uenf), Juliane Castro Carneiro (PORTO DO AÇU OPERAÇÕES S.A.), Luíz Gustavo Cruz Henriques da Silva (PORTO DO AÇU OPERAÇÕES S.A.), Jonas Alexandre (UENF), Gustavo de Castro Xavier (UENF), Euzebio Bernabe Zanelato (IFF), Afonso Rangel Garcez de Azevedo (UENF)
Resumo:
A dragagem portuária é uma atividade de importância na atualidade, visto que a demanda comercial vem crescendo exponencialmente. Com isso, a dragagem se faz necessária para manter profundidade adequada para as navegações em áreas portuárias. Consequentemente, a quantidade de material dragado também aumenta fazendo com que seja necessário gerenciar tais resíduos. Com a visão de economia circular e reuso, além de utilizar menor quantidade de materiais convencionais na construção civil, o presente trabalho tem como objetivo produzir uma argamassa onde a aglomerante cal será parcialmente substituída pelo Resíduo de dragagem do Porto do Açu (RPA). As substituições são de 10, 20 e 30% em massa numa argamassa padrão. Os corpos-de-prova prismáticos (40 x 40 x 160 mm) foram produzidos e mantidos em temperatura média de 25°C por 28 dias. Após o tempo de cura foram realizados os ensaios de resistência à tração na flexão, resistência à compressão, densidade de massa e absorção de água por capilaridade. Os resultados obtidos foram satisfatórios, visto que a argamassa com substituição apresentou resistência à compressão e coeficiente de capilaridade equivalente à argamassa de referência, sendo possivelmente viável a sua utilização..