Por: EUSTAQUIO DE SOUZA BAETA JR (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO de janeiro), Wagner Antonio Loureiro Lima Krepke (Instituto Militar de engenharia), Letícia dos Santos Aguilera3 (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Andersan dos Santos Paula (Instituto Militar de Engenharia), Luiz Paulo mendonça Brandão (Instituto Militar de Engenharia)
Resumo:
Aços FeAlNbC apresentam condições microestruturais complexas, envolvendo as fases ferritas α e δ, austenita retida, NbC e outros carbonetos e compostos intermetálicos. Sobre esses aços, considerados aços leves, é sabido que o limite de resistência à tração e alongamento máximo possuem grade variação que dependem do processamento, portanto assumem papel relevante na indústria automotiva. Este trabalho visa avaliar a densidade, dureza e propriedades mecânicas de tração em quatro diferentes composições, com Alumínio em 5,0 ou 7,0 % e Nióbio em 0,1 ou 0,3 %, laminadas nas temperaturas de 900, 950, 1000 e 1050 ºC. A condição com 0,3% nióbio e 5,0% de alumínio laminada à 1050 °C apresentou uma melhor relação quanto ao limite de resistência, alongamento e dureza, indicando assim uma melhor solução para os requisitos da indústria