ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Waelzholz otimiza montagem de ferramentas com tecnologia robótica

Novo robô aumenta eficiência, reduz esforço físico dos colaboradores e garante cortes precisos para cada pedido

Fonte: Waelzholz

Membros da equipa de projeto do robô para montagem de facas na fábrica da Waelzholz em Plettenberg

Divulgação: Waelzholz

A equipe liderada por Martin Krämer, supervisor na Produção e de Projetos em Plettenberg, tem bons motivos para se orgulhar do novo robô para montagem de facas. Sua principal tarefa consiste em fazer a composição das ferramentas para as tesouras rotativas1 em uma das linhas de corte longitudinal naquela planta. Para isso, o robô precisa selecionar a combinação certa entre cerca de 3.000 ferramentas armazenadas. A vantagem extraordinária é que – por trás dessa escolha precisa das lâminas de corte, dos discos separadores e dos discos distanciadores pelo robô – existe uma lógica na qual o conhecimento dos especialistas da Waelzholz em relação à combinação do estado das lâminas e da qualidade e resistência do material a ser cortado foi incorporado ao software de comando. Mas isso não é tudo.

Martin Krämer explica outras particularidades: “O novo robô não é apenas capaz de retirar automaticamente ferramentas específicas de uma das três torres rotativas de armazenamento e com elas montar uma configuração de corte. Essa instalação também conta com uma estação de controle, onde é verificado o estado de afiação dos gumes das lâminas. Antes dessa medição, as lâminas passam por um processo de limpeza de sujeira em uma máquina de lavar integrada. E tudo isso ocorre durante o funcionamento contínuo do robô”. Além disso, o trabalho preciso do robô é notável, como esclarece Martin Krämer: “O robô consegue pinçar com segurança ferramentas a partir de apenas 1 mm de largura. Isso requer um nível muito alto de precisão”.

Know-how da Waelzholz no software de comando

Uma equipe de projeto composta por nove pessoas da Waelzholz passou vários meses trabalhando intensamente na programação e no comissionamento do robô. Durante o trabalho em conjunto com o fornecedor foi possível realizar um alto grau de customização da tecnologia da instalação e da funcionalidade do software. Assim, pôde ser incorporada ao projeto uma grande parte da expertise da equipe da Waelzholz. Dennis Fischer, membro do projeto e responsável pela parte elétrica das instalações em Plettenberg, expõe um exemplo das funcionalidades desenvolvidas nessa parceria: “Com o fornecedor desse sistema, ajustamos a estação de medição das lâminas de corte para identificar com absoluta precisão o estado das facas segundo nossas diferentes graduações dos fios de corte. Após cada processo de corte ocorre um controle. Se uma das facas não estiver suficientemente afiada ou apresentar irregularidades, ela será retirada do sistema e esmerilhada em nossa própria retífica para poder ser reutilizada”. A Waelzholz exige uma altíssima precisão na inspeção das arestas de corte. “Especialmente no caso de materiais com bordas funcionais, o corte precisa ser perfeito. Para isso, nossas lâminas precisam estar em condições impecáveis”, afirma Fischer.

Além disso, é justamente graças a esse trabalho de desenvolvimento que a combinação entre as especificações exatas das ferramentas em função do material a ser cortado e a clara avaliação das condições de cada lâmina foi tão bem-sucedida. Gregor Winkler, membro do projeto e coordenador na Produção na planta de Plettenberg, descreve as vantagens: “Assim, garantimos não apenas o emprego das lâminas ideais para cada situação de trabalho. A configuração definida e uniforme das ferramentas nos permite assegurar, independentemente do operador, um resultado de corte preciso e reproduzível ao longo de muitos lotes de fornecimento”.

Trabalho em equipe ultrapassando os limites de departamentos

Além da tecnologia robótica individualizada, o trabalho em conjunto interno descomplicado também não pode deixar de ser mencionado. Krämer relata: “Durante toda a fase do projeto do robô para montagem de facas, foi necessária uma perfeita sintonia, ultrapassando os limites dos departamentos, entre as áreas de Elétrica, Mecânica, Produção e Compras. Agradeço a todos os envolvidos pelo extraordinário empenho – seja de manhã cedo ou até mais tarde, nos finais de semana ou mesmo em feriados – e pelo ótimo trabalho em equipe”.

Nova tecnologia robótica representa eficiência e alívio

“Nossa especificação ao fabricante de robôs era que ele fosse totalmente automatizado, que reproduzisse todo o processo de composição da ferramenta, ou seja, a transferência de cada elemento da torre rotativa de armazenamento ao eixo da configuração de corte localizado na cruz giratória e vice-versa. Isso incluía tanto o já mencionado controle das arestas de corte como a lavagem das ferramentas”, resume Timo Ludwig, outro membro da equipe do projeto desse sistema robótico e responsável pela Mecânica na planta de Plettenberg. Futuramente, todo esse processo aumentará a eficiência na linha de corte longitudinal. O que anteriormente era feito pelos colaboradores manualmente com a mesma precisão, agora, é realizado em parte mais rapidamente e com uma precisão inesgotável pelo robô. Com isso, o tempo de trabalho poupado pode ser aproveitado de forma efetiva pelos colaboradores na linha de corte longitudinal, aumentando a tonelagem processada.

Além disso, os colaboradores valorizam muito o alívio do ponto de vista ergonômico que o robô oferece, pois não precisam mais mover manualmente os elementos pesados da linha de corte, como Ludwig destaca: “Se as ferramentas precisarem ser trocadas várias vezes durante o turno, o peso movimentado ao longo do dia pode chegar a ultrapassar uma tonelada”.

Em suma, para a Waelzholz o novo robô para linha de corte representa mais um passo importante no caminho da automatização e da otimização da própria produção. No entanto, para a lidera em tecnologia, o uso de robôs na indústria de relaminação não é uma novidade: a Empresa já utiliza aplicações robóticas em várias de suas unidades internacionais para promover um aumento na qualidade e na flexibilidade.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.