Seis fábricas e indústrias que você pode visitar no ES
Fonte: ES360
Já pensou em visitar as grandes fábricas e indústrias que movimentam a economia capixaba? Isso é possível! No Espírito Santo, algumas companhias oferecem a oportunidade para quem deseja conhecer de perto a produção dessas grandes empresas.
No estado, pelo menos seis grandes empresas estão abertas para receber visitantes que querem conhecer o funcionamento das operações. Essas visitas permitem uma imersão que mostra a complexidade e a tecnologia envolvidas em cada etapa da produção.
ArcelorMittal é uma das fábricas que podem ser visitadas. Foto: Divulgação
ArcelorMittal
A ArcelorMittal conta com o Programa Conectar. É uma iniciativa com o objetivo de mostrar aos visitantes a importância do aço e a aplicação no dia a dia. Essas visitas também permitem conhecer melhor a empresa. Na Arcelor, as visitações acontecem de fevereiro a dezembro, de terça a sexta-feira.
A visita é gratuita e aberta para pessoas acima de cinco anos. Para visitar, é necessário ir em grupos escolares, acompanhados de professores, entretanto no momento esse tipo de visita está suspensa. A Arcelor também disponibiliza visitação para familiares de empregados, aposentados e pensionistas.
Para fazer o agendamento, é necessário ir ao site e preencher as informações. Outras informações podem ser obtidas através de (27) 3348.3842 ou (27) 99262.2412.
Samarco
A empresa possui o programa Samarco Aberta, que abre as portas da empresa a visitantes e acontecem no complexo de Ubu e Germano, no Espírito Santo e Minas Gerais. As visitas são abertas às comunidades, sobretudo das localidades vizinhas às unidades da Samarco no ES; familiares de trabalhadores; pessoas atendidas no Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa; alunos de escolas públicas; comunidade acadêmica; parceiros comerciais e acionistas.
As visitas de pessoas atendidas no PEA e familiares de trabalhadores da empresa são programadas mensalmente. As demais visitas podem ser solicitadas pelo e-mail: programadevisitas.es@samarco.com.
Suzano
A Suzano é outra empresa que também pode ser visitada. As visitas iniciam às 9h e finalizam após o almoço que a empresa oferece em seu restaurante industrial, no interior da fábrica, por volta de 12h30.
Elas podem ser feitas para até 20 pessoas com mais de 14 anos de idade, considerando um professor a cada 10 alunos (18 alunos e 2 professores). Não há custo envolvido na visita, apenas o ônibus de trajeto que fica sob responsabilidade da escola. Para visitação, é necessário utilizar calçado fechado, calça e blusa. Na área fabril, alguns acessórios são proibidos e o uso de EPI é obrigatório.
Devido a alta procura, as visitas na Suzano estão disponíveis apenas para 2025. O agendamento pode ser feito através do email visitearacruz@suzano.com.br.
Vale
A partir do Parque Botânico Vale, em Jardim Camburi, é possível fazer um tour guiado de ônibus pela Unidade Tubarão e conhecer as operações da Vale em Vitória. A visita é gratuita, e acontece em dois horários: de terça a sexta-feira, às 09h e às 15h; e sábados, domingos e feriados, às 10h e às 15h. A duração é de cerca de 50 minutos.
Para participar, basta se inscrever na administração do Parque Botânico, com pelo menos 15 minutos de antecedência em relação aos horários de partida. Os visitantes devem apresentar documento de identificação (RG ou passaporte). Não há limite de idade.
Cesan
A Companhia Espírito-santense de Saneamento tem visitas gratuitas de terça a sexta-feira nos turnos matutino (9h às 11h) e vespertino (14h às 16h). As visitas são realizadas em grupos de no mínimo 10 e no máximo 30 pessoas. No caso das escolas, é obrigatório que levem três acompanhantes responsáveis.
As unidades abertas para visitação são a Estação de Tratamento de Água de Vale Esperança (Cariacica), para alunos a partir do 6º ano do fundamental, e a Estação de Tratamento de Esgoto de Mulembá (Joana D’Arc, Vitória), a partir do 9º ano do fundamental. O agendamento pode ser feito através do educa.ambiental@cesan.com.br.
Real Café
Para visitar a fábrica da Real Café, em Viana, e conhecer de perto a operação, é necessário fazer um agendamento de visita técnica individual ou em grupo. Através do site do Grupo Tristão, o interessado pode preencher as informações e aguardar a confirmação da visita.
Deixe seu comentário