ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

RHI Magnesita transforma muro em galeria a céu aberto em Contagem

Parceria com o Fábrica de Graffiti envolve 22 artistas, promove inclusão e revitaliza a paisagem urbana de Contagem com a participação da comunidade e oficinas educacionais

Fonte: Assessoria RHI Magnesita

image.png

Divulgação: RHI Magnesita

A arte urbana ganha destaque na RHI Magnesita, que abraça a cultura do grafite e a valorização do StreetArt. O muro de 2.300 m² da empresa, situado na avenida Cardeal Eugênio Pacelli, em Contagem (MG), está se transformando em um museu a céu aberto. Para a realização do projeto, a companhia fez uma parceria com o Fábrica de Grafitti, que fará a sua maior intervenção artística do ano. Ao todo, 22 artistas visuais estão trazendo cores e vida à região da Cidade Industrial. As pinturas tiveram início no dia 9 de dezembro e seguem até o dia 21.

"Queremos contribuir na revitalização da cidade e inspirar as pessoas. Essa será uma grande obra de arte, onde a estética do grafite se une à paisagem industrial para criar um presente cultural para Contagem e região, neste Natal", explica Lucilla Soledade, especialista em Comunicação e Relacionamento Comunitário da RHI Magnesita.

Entre os destaques da intervenção estão dois painéis de grandes dimensões, um com 128 m² e outro com 513 m², que prometem ampliar ainda mais o impacto visual da iniciativa. Segundo Paula Mesquita, produtora executiva do projeto, o grafite é muito mais do que arte. "Ele transforma espaços e conecta pessoas, gerando reflexões e conexões significativas entre arte e sociedade. É um instrumento poderoso de engajamento e sensibilidade social", comenta.

Arte e inclusão


O projeto promove um envolvimento direto com a comunidade. Duas telas do muro foram dedicadas para 13 pichadores locais que farão uma “sopa de letras”, no dia 21 de dezembro, em uma expressão livre e colaborativa. Essa ação reforça a proposta inclusiva e o impacto social da arte urbana na região.

O grafite também trouxe ensinamentos para cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Josefina Souza Lima, em Contagem. Eles participaram de oficinas educacionais promovidas pela empresa e o Fábrica de Graffiti, pelo Projeto Educarte. Eles aprenderam diversas técnicas de grafite, desde a criação de letras e personagens até a produção de painéis, além de se divertirem com um aulão de hip-hop.

O impacto do Fábrica de Graffiti


O projeto Fábrica de Graffiti tem se destacado em várias cidades brasileiras, utilizando o grafite para humanizar paisagens industriais e ressignificar áreas urbanas. Suas intervenções não apenas embelezam espaços, mas também promovem diálogos entre arte, cultura e sociedade, valorizando as identidades locais e reforçando o papel transformador da arte de rua.

Com essa ação, a RHI Magnesita reafirma seu compromisso com a cultura, a inclusão e a revitalização urbana, mostrando que a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social e estética.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.