ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

RHI Magnesita investe em arte urbana e inclusão social

Oficinas com estudantes de Contagem e intervenções no muro industrial da empresa unem criatividade, revitalização urbana e valorização cultural em parceria com o Fábrica de Graffiti

Fonte: Assessoria RHI Magnesita

Oficina de Grafite - Credito RHI MagnesitaCrédito: RHI Magnesita/ Divulgação

 

A RHI Magnesita entra no clima da cultura StreetArt e da valorização artística do grafite. Cerca de 50 estudantes da Escola Municipal Josefina Souza Lima, em Contagem (MG), aprenderam diversas técnicas de grafite, desde a criação de letras e personagens até a produção de painéis. Um aulão de hip-hop também embalou a garotada. As oficinas ocorreram em novembro, em parceria com o Fábrica de Graffiti, pelo Projeto Educarte. O objetivo é promover a inclusão social, formando novos talentos com a cultura local.

Mas o projeto vai além da escola. Cores e formas vão humanizar mais de 2.300 m² do muro da multinacional na avenida Cardeal Eugênio Pacelli, em Contagem (MG), no mês de dezembro. As intervenções artísticas transformarão a área industrial em uma verdadeira galeria a céu aberto.

“Queremos investir em um futuro mais criativo, contribuindo na revitalização da cidade e inspirando as pessoas. Estudantes podem descobrir talentos artísticos nas oficinas, desenvolvendo um legado geracional. Também vamos transformar o nosso muro em uma grande obra de arte, onde artistas trarão beleza estética para nosso espaço industrial”, explica Lucilla Soledade, especialista em Comunicação e Relacionamento Comunitário da RHI Magnesita.

Para Paula Mesquita, produtora executiva do projeto, o grafite é uma ferramenta poderosa para estimular a criatividade e o pensamento crítico. "O grafite vai muito além de uma expressão artística. Ele é uma ferramenta poderosa que transforma espaços e conecta pessoas. Quando alguém se depara com uma obra de grafite, é convidado a refletir sobre a mensagem, as cores, os traços e o contexto. Essa interação promove um olhar mais atento e questionador, essencial para a construção de uma sociedade mais sensível e engajada", comenta.

 

Arte urbana

O Fábrica de Graffiti é um projeto que transforma distritos industriais, unindo arte e urbanismo para humanizar esses espaços. Através do grafite, uma forma de expressão artística vibrante e inclusiva, o projeto ressignifica áreas muitas vezes associadas à frieza do concreto, trazendo cor, vida e mensagens impactantes para a comunidade local. Além de embelezar as cidades, o Fábrica de Graffiti promove o diálogo entre arte, cultura e sociedade, ampliando o acesso à arte para todos.

Com edições realizadas em diversas cidades brasileiras, o projeto se destaca pela grandiosidade e inovação, sendo responsável pela criação de alguns dos maiores murais de grafite do país. Cada intervenção artística é desenvolvida por talentos locais e nacionais, que imprimem suas visões e narrativas nos painéis. Assim, o Fábrica de Graffiti não apenas revitaliza os espaços urbanos, mas também valoriza a identidade cultural das comunidades em que atua, mostrando o poder transformador da arte de rua.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.