ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Programa de fomento ao empreendedorismo da CBMM tem inscrições abertas até dia 19

Iniciativa visa impulsionar apoiar com capacitação, consultoria e aporte financeiro

Fonte: Portal Imbiara

Empreendedores têm até o dia 19 de junho para apresentar suas propostas, buscando capacitação e apoio financeiro para transformar ou expandir seus negócios por meio do programa "Vai que dá Araxá", da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). A iniciativa que visa fomentar o empreendedorismo local e promover o desenvolvimento sustentável do município.

Podem participar pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP), cooperativas e associações. As propostas devem alinhar-se a dois focos principais: “Soluções Ecológicas e Sustentáveis”, que abrange negócios de reciclagem, compostagem e eficiência energética, entre outros, e “Gastronomia, Turismo e Artesanato”, que inclui atividades turísticas, beneficiamento de alimentos e produção artesanal.

Foto: anúncio publicado pela empresa CBMM (divulgação)

Bianca Escane, coordenadora de comunicação corporativa e responsabilidade social da CBMM, falou ao Imbiara Notícias sobre a motivação e os objetivos do programa: “O 'Vai que dá Araxá' é o primeiro programa de fomento ao empreendedorismo local da CBMM. Ele veio para se juntar a todas as ações de responsabilidade social que a empresa já pratica no município, como educação, cultura, esporte e saúde. Agora, trazemos um novo foco no empreendedorismo e na educação empreendedora”, pontuou.

Bianca destacou a importância do programa ao analisar dados preocupantes do mercado: “Segundo dados do IBGE, a cada 10 empresas que nascem, cinco fecham nos primeiros cinco anos. Com base nessas informações, e com uma provocação dentro da companhia sobre como poderíamos contribuir mais para o desenvolvimento de Araxá, lançamos este programa. Nosso objetivo é reduzir essas taxas de fechamento e contribuir com a profissionalização dos empreendedores locais”, afirma.

Ela enfatizou que o programa não se limita a negócios já estabelecidos: “Não precisa ter um negócio formatado. Aqueles que têm ideias e vontade de empreender, mas precisam de ajuda tanto de capacitação quanto financeira, também são bem-vindos. Às vezes, só falta um empurrãozinho para que a ideia vire realidade”, disse Bianca.

Os interessados devem acessar o site da CBMM e seguir o banner do "Vai que dá Araxá", que redireciona para a plataforma Prosas. Lá, é necessário criar um perfil e seguir as etapas detalhadas para a inscrição. Em caso de dúvidas, os contatos disponíveis são o e-mail investimento.social@cbmm.com e o WhatsApp (31) 9 9117-5522.

Bianca explicou o processo de seleção: “Vamos selecionar dez propostas para participar do processo de capacitação, que envolve gestão de negócios, mentorias individuais e em grupo, além do aporte financeiro de até R$ 50 mil. Os critérios estão detalhados no edital, e é essencial que os empreendedores prestem contas sobre o uso dos recursos”, concluiu.

Os interessados em participar do Programa “Vai que dá Araxá” devem acessar a plataforma Prosas para acessar o edital e fazer o cadastro.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.