ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Plenária da 8ª edição ABM Week aborda tecnologias disruptivas em busca da descarbonização

Diminuição da pegada de carbono e estratégias de sustentabilidade no setor mínero-metalúrgico pautarão ciclo de debates com executivos de grandes empresas desenvolvedoras de tecnologia

Fonte: Assessoria ABM

De acordo com o estudo feito pela Accenture, acionistas, investidores e consumidores estão começando a reconhecer o setor mínero-metalúrgico e siderúrgico não apenas como o primeiro emissor na cadeia de valor, mas também como um segmento que tem o potencial de representar o papel de guardião de matérias-primas sustentáveis para o mundo.

Segundo o levantamento da consultoria, a percepção desses públicos tem sido impactada de modo positivo pelo fato de que mineradoras, metalúrgicas e siderúrgicas estão dando início a movimentos corporativos e tecnológicos para se posicionarem como guardiãs de matérias-primas sustentáveis, defendendo pontos como a redução das emissões de gases de efeito estufa em um processo conhecido como descarbonização.

Apesar dos processos industriais representarem apenas 3,4% do total de emissões de gases de efeito estufa no Brasil, atualmente as atividades ligadas à mineração e à siderurgia são responsáveis por 75% das emissões neste setor, ou 2,5% do total. Mesmo com esta pequena participação nas emissões totais, as empresas do setor trabalham para reduzir esse número, buscando ocupar espaços de debate, inovação e parcerias como forma de se alinhar à expectativa da sociedade em contribuir para os processos de descarbonização em diferentes escalas.

A indústria siderúrgica segue rotas tecnológicas amplamente consolidadas, e alterações nos processos são lentas, principalmente por necessitarem de capital intensivo e longos tempos de maturação. Apesar de importantes avanços tecnológicos terem ocorrido nas últimas décadas, com melhorias de performance e competitividade das empresas, a siderurgia necessita de novas tecnologias disruptivas, para atender às crescentes demandas ambientais.

Atenta a este cenário e com o objetivo de levá-lo para o debate entre centenas de executivos, profissionais, docentes, pesquisadores e estudantes, a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) realiza no dia 04 de setembro de 2024 a Plenária “Tecnologias disruptivas em busca da descarbonização”.

Durante o encontro, os executivos abordarão como as tecnologias podem avançar em cada passo do processo produtivo, o que explora um potencial competitivo e atrativo frente, também, ao mercado global e a novos investidores. Além disso, a Plenária, patrocinada pela Gerdau, também dará espaço para os programas e projetos das grandes empresas participantes a favor do carbono neutro, em consonância com importantes acordos globais, como o Acordo de Paris, adotado em 2015.

A Plenária será realizada durante a 8ª edição da ABM Week — maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração — e contará com a coordenação de Aristidis Betzios, Key Account Manager da Danieli; e de Helenio Rezende, consultor de Departamento de Vendas da Paul Wurth/SMS Group. A moderação será feita por Erick Bispo Torres, CEO da ArcelorMittal Pecém, e os palestrantes são: Rolando Paolone, CTO da Danieli; Norbert Petermaier, Vice-presidente executivo e Head de vendas globais da Primetals; Itamar Resende, CEO da Boston Metal Brasil; e Paul Tockert, Vice-presidente executivo do Grupo SMS/Paul Wurth.

Além da plenária, a 8ª ABM Week trará outros dois debates focados na descabornização: o Painel “Viabilidade do hidrogênio para a descarbonização da cadeia de ironmaking no Brasil” e a Mesa-redonda “O uso dos biocombustíveis na descarbonização da siderurgia brasileira”, ambos no dia 05 de setembro de 2024. No ano em que a Associação completa 80 anos, esses debates enriquecerão a discussão sobre caminhos sustentáveis para o setor.

A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Weir e ZwickRoell.

Serviço:

Plenária “Tecnologias disruptivas em busca da descarbonização”
Data: 04 de setembro de 2024
Horário: 16h30 - 18h30
Local: Auditorium ArcelorMittal no Pro Magno Centro de Eventos localizado na Avenida Professora Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Inscrições: www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao/inscricoes-4

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.