ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Ônibus elétrico com bateria de nióbio da CBMM começa testes em operação real: recarga em 10 minutos e autonomia de 60 km

Protótipo E-Bus promete revolução na indústria automotiva com recarga ultrarrápida e vida útil prolongada

Fonte: O Tempo

Protótipo do primeiro ônibus elétrico com bateria de íons de lítio e nióbio entrou em testes finais de validação

Protótipo do primeiro ônibus elétrico com bateria de íons de lítio e nióbio entrou em testes finais de validação (Foto: CBMM/Divulgação)

A CBMM, empresa mineira com sede em Araxá, na região do Alto Paranaíba, deu início aos primeiros testes em operação real do E-Bus, o primeiro protótipo de ônibus elétrico do mundo movido a bateria de íons de lítio com nióbio.

O novo tipo de bateria veicular permite recarga ultrarrápida em apenas 10 minutos, maior segurança e vida útil até três vezes superior às baterias veiculares convencionais, representa um marco na indústria automotiva mundial.

Diferenciais da bateria NTO

Desenvolvida pela CBMM e pela Toshiba ao longo dos últimos seis anos, a bateria batizada de NTO (Níquel-Titânio-Óxido) utiliza óxidos mistos de titânio com adição de nióbio no ânodo das células das baterias de íons de lítio. Essa composição inovadora proporciona diversos benefícios:

  • Recarga ultrarrápida: O ônibus pode atingir sua autonomia máxima em apenas 10 minutos de recarga, utilizando um pantógrafo, de 300 kW.
  • Maior segurança: A estrutura do ânodo de NTO oferece maior estabilidade térmica, reduzindo o risco de explosões e incêndios.
  • Vida útil estendida: As baterias NTO podem durar até três vezes mais que as baterias convencionais, diminuindo os custos de manutenção e reposição.
  • Operação em temperaturas amenas: A bateria NTO opera em temperaturas mais baixas, otimizando o consumo de energia e aumentando a eficiência do sistema.

“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de Nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias. Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, explicou Ricardo Lima, CEO da CBMM.

Validando a tecnologia em campo

O protótipo do ônibus elétrico, configurado em um chassi de 18 toneladas, possui autonomia estimada de 60 km e está equipado com quatro packs de baterias NTO, cada um com capacidade útil de até 30 kWh.

Os testes em operação real serão realizados na planta da CBMM, em Araxá, com o veículo rodando diariamente em uma rota fixa e recarregando em um pantógrafo no início ou fim do trajeto.

“Esse projeto é estratégico para começarmos a desenvolver as próximas gerações da eletromobilidade. Há sete anos, surpreendemos o mercado com o primeiro protótipo de caminhão elétrico feito na América Latina. Agora, nos antecipamos mais uma vez às tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM, que nos apoiará também ao receber o protótipo para testes de rodagem em operação real de sua fábrica em Araxá”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Aprimoramento e comercialização futura

Os dados coletados durante os testes serão utilizados para avaliar o desempenho da bateria NTO e do veículo em diferentes condições reais de operação.

As informações obtidas serão essenciais para aprimorar a tecnologia e direcionar os ajustes necessários para futura comercialização.

A expectativa é que as baterias NTO estejam disponíveis no mercado em 2025, contribuindo para o desenvolvimento de veículos elétricos mais eficientes, seguros e sustentáveis.

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