ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Mesa-redonda na ABM Week 2024 debate Economia Circular na produção de aço

Participantes destacaram importância de estabelecer metas e focar em desperdício zero

Fonte: assessoria ABM

A 8ª edição da ABM Week, realizada em São Paulo, foi palco da mesa-redonda "Economia Circular na Aciaria", evento integrante do 53º Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos. Organizada pela Comissão Técnica Fusão, Refino e Solidificação, a conversa reuniu especialistas da indústria siderúrgica para discutir a aplicação dos princípios da economia circular nas aciarias, destacando os desafios e oportunidades na fabricação sustentável de aço.

Maurício Ferreira de Pinho, Diretor Geral da Infinity Solutions, responsável pela moderação, abriu os trabalhos explicando conceitos relacionados ao tema, como cradle to cradle, que propõe uma cadeia produtiva que se beneficie do reaproveitamento, sem geração de resíduos, e logística reversa. 

Naiara Comenale Lopes, Gerente de Meio Ambiente Brasil da Gerdau

Coordenada por José Roberto Bolota, Diretor da Lean Manufacturing, a discussão abordou como a siderurgia pode ir além dos R’s ambientais – reduzir, reutilizar, reciclar – em todos os aspectos relacionados aos processos na aciaria, beneficiando o ciclo de vida dos produtos de aço. "Se tem o entendimento de que a economia circular é praticar os 3 R's, mas o conceito é muito mais amplo: traz a concepção de que também há o benefício financeiro em sua aplicação", explicou Naiara Comenale Lopes, Gerente de Meio Ambiente Brasil da Gerdau. "Não existe jogar fora. Mas, para que isso aconteça, o produto já deve ser concebido dessa forma, para que possa retornar ao processo por meio da circularidade. Vai muito além da reciclagem e do reaproveitamento", completou. Lopes também abordou as estratégias ambientais e iniciativas de sustentabilidade que estão sendo implementadas pela Gerdau, que é a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina, com 11 milhões de toneladas de sucatas recicladas anualmente.

Alex Maia Nascimento, Gerente de Infraestrutura da ArcelorMittal

O case "ArcelorMittal Pecém: Economia circular como estratégia", foi apresentado por Alex Maia Nascimento, Gerente de Infraestrutura da ArcelorMittal. "Temos que olhar para os coprodutos e maximizar o uso disso, gerando valor para a sociedade. Nosso foco é o desperdício zero, temos que acreditar e sonhar alto", comentou.

Vasco Esteves, Diretor de M&T na Vesuvius

"Aquilo que a gente não mede, não melhora. Temos que medir, criar targets e perseguir esses targets", afirmou Vasco Esteves, Diretor de M&T na Vesuvius,  ressaltando a importância de estabelecer e acompanhar métricas para a evolução das ações de sustentabilidade e economia circular nas empresas. Trouxe, ainda, insights sobre como a empresa investe no desenvolvimento de tecnologias que aumentem a performance dos produtos, ajudando clientes a reduzirem desperdício, diminuindo geração de coprodutos, proporcionando aumento na segurança, por meio da redução da necessidade de manutenções e contato de pessoas, aumentando a durabilidade e reduzindo descarte. 

Manoel Robério Fernandes, CEO da Engemater e Diretor Técnico da Sudamin

"Engenharia reversa da cadeia de refratários na aciaria" foi o tema da fala de Manoel Robério Fernandes, CEO da Engemater e Diretor Técnico da Sudamin, que apresentou estratégias para o sucesso de um projeto de reciclagem, em uma relação ganha-ganha entre empresa e sociedade, ressaltando a importância da criação de um modelo mental pautado na legislação ambiental demonstrando a agregação de valores tangíveis e intangíveis. "Dentro da cadeia de valor, tudo é dinheiro, então é preciso mapear para transformar em negócio", pontuou. Fernandes também apontou alguns desafios. "O termo refratário ainda é muito pouco conhecido, então a legislação não trata nada de resíduos refratários. Estamos tentando fomentar e regulamentar a parte tributária para que possamos ter um alívio na hora de reciclar os materiais", contou.

Sobre a  8ª  ABM Week

A ABM Week é o principal evento técnico-científico da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a conferência reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.

A ABM Week 8ª edição tem a ArcelorMittal como anfitriã e conta com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, HWI - a member of Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, ElectraClean, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, GE Vernova, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Smarttech, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Vixteam, Weir e ZwickRoell.

Serviço | Mesa-redonda: Economia circular na aciaria – 8ª ABM Week
Data: 4 de setembro de 2024
Local: Auditorium ArcelorMittal, Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.