ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Alta performance e competitividade com Gêmeos Digitais na siderurgia

A tecnologia inovadora que veio para impulsionar o setor siderúrgico

Fonte: Assessoria Enacom Group

A tecnologia dos Gêmeos Digitais tem se mostrado um dos maiores destaques para a indústria. Isso se deve a forma como eles revolucionam a maneira como concebem, desenvolvem e gerenciam sistemas complexos nas fábricas hoje. 

A inovação proporcionada pela tecnologia vai muito além de uma simples representação gráfica e atinge todos os segmentos industriais, inclusive a indústria siderúrgica.

De forma simplificada, um Gêmeo Digital é um modelo virtual projetado para representar com precisão um objeto físico através de sensores que coletam dados sobre diferentes aspectos do desempenho do objeto físico ou de dados capturados de outros sistemas para acessar informações vitais sobre aspectos do seu funcionamento, como produção de energia, temperatura, condições climáticas, entre outros. 

Depois de coletados, esses dados são transmitidos para um sistema de processamento e aplicados à cópia digital. Uma vez informado com esses dados, o modelo virtual poderá ser usado para executar simulações, estudar problemas de desempenho e sugerir possíveis melhorias, tudo com o intuito de gerar insights de alto valor, que serão aplicados na melhoria dos processos industriais. 

Gêmeos digitais na indústria siderúrgica

O setor siderúrgico mundial possui uma demanda expressiva pela digitalização. Este é um segmento da indústria em que os processos ainda são bastante manuais e apresentam muitas oportunidades para aplicação da inteligência de dados, otimização e a implementação de tecnologias como o Gêmeo Digital para o auxílio à tomada de decisão. 

Na siderurgia o Gêmeo Digital pode ser aplicado desde a produção da gusa até as etapas de laminação e gestão de pátio de armazenamento, auxiliando as empresas a identificarem problemas e tomar decisões mais estratégicas. Assim, a aplicação do gêmeo pode ser modulada, escalável e customizável, atendendo a todos os setores sem a necessidade de implementação simultânea. 

Diferente das soluções em que a organização se adequa aos softwares, os gêmeos digitais oferecem informações baseadas em dados para que os algoritmos de otimização sejam sensíveis e assertivos, influenciando diretamente na melhor tomada de decisão.  

Em maio deste ano aconteceu em Ohio, nos Estados Unidos, o Iron & Steel Technology Conference and Exposition (AISTech), maior evento de siderurgia do mundo, onde estiveram presentes diversos players mundiais do setor siderúrgico. 

O evento colocou em pauta as dificuldades que o setor enfrenta, entre elas a falta de digitalização. “Existe uma dor latente de digitalização no setor e os processos ainda são muito manuais. Então todos os trabalhos que nós apresentamos foram no sentido de oferecer o Gêmeo Digital como uma ferramenta parceira para dar mais poder de tomada de decisão às pessoas que gerenciam e operam as siderúrgicas”, comenta Matheus Mendonça, Gerente de Gêmeos Digitais na Enacom Group, Digital Twin Powerhouse brasileira que teve quatro trabalhos aceitos na conferência. 

Vantagens na implementação do Gêmeo Digital  

Dado seu alto impacto de performance, compreender e aplicar os gêmeos digitais está se tornando cada vez mais essencial para empresas que desejam permanecer competitivas no mercado, como têm apontado diversos analistas em todo o mundo que vêem esta como a tecnologia do futuro. 

Em relatório sobre as tendências no setor, a Gartner incluiu os gêmeos digitais entre as 10 principais tecnologias da indústria, enquanto a Deloitte projeta um crescimento anual da tecnologia de 38% no mercado global e a MarketsandMarkets prevê investimentos que ultrapassam os US$ 48 bilhões até 2026.

A aplicação dos gêmeos digitais no setor siderúrgico traz maior eficiência com redução de custos e aumento da produtividade, melhora a qualidade dos produtos, auxilia no atendimento ao cliente, proporciona mais segurança aos funcionários e torna as tomadas de decisão mais estratégicas através dos dados. 

A digitalização é um processo fundamental para garantir a competitividade da indústria siderúrgica hoje e empresas que investem em soluções robustas e inovadoras como os gêmeos digitais ocupam lugares de destaque no setor e desfrutam da eficiência, qualidade e produtividade adquirida.

Deixe seu comentário

Assine a newsletter

e fique por dentro de tudo sobre Metalurgia, Materiais e Mineração.