ABM Week 2024: crescimento expressivo e recordes marcam a 8ª edição do maior evento de metalurgia, materiais e mineração da América Latina
Fonte: assessoria ABM
Realizada em um ano simbólico, da comemoração dos 80 anos da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a 8ª ABM Week consolidou-se, mais uma vez, como o maior evento técnico-científico da América latina voltado à cadeia de produção de metais, materiais e mineração. Sediada em São Paulo, no Pro Magno Centro de Eventos, entre os dias 3 e 5 de outubro de 2024, o evento foi um marco, estabelecendo novos recordes de participantes, empresas e trabalhos técnicos apresentados, destacando-se pela forte integração entre academia, indústria e novos talentos.
A semana contou com a presença dos líderes de algumas das maiores empresas do Brasil, promovendo discussões em torno das inovações tecnológicas, avanços científicos e estratégicas que irão moldar o futuro do setor.
“Sou sócio da ABM há 55 anos e é emocionante ver o crescimento e a relevância que este evento adquiriu ao longo do tempo”, celebrou Horacidio Leal Barbosa Filho, Presidente Executivo da ABM.
Horacidio Leal Barbosa Filho, Presidente Executivo da ABM
“Esse evento de forte cunho técnico e científico tem também a grande importância de ser um ambiente que favorece o relacionamento entre as pessoas”, destaca Sergio Leite Andrade, Presidente do Conselho de Administração da ABM, Coordenador Geral da ABM Week 8ª Edição e Vice-Presidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas.
Recorde de participantes e de trabalhos inscritos
A ABM Week 2024 mostrou um crescimento expressivo em todas as frentes, registrando um aumento de 24% no número de participantes em relação ao ano anterior. O evento reuniu 3.090 credenciados, superando os 2.500 de 2023.
No aspecto técnico-científico, o crescimento foi ainda mais impressionante: o número de trabalhos submetidos cresceu 43%, com 1.127 papers enviados, em comparação com 789 na edição anterior, reforçando a relevância da ABM Week como um espaço de intercâmbio de conhecimento.
“No primeiro congresso da ABM, em 1945, tivemos 15 trabalhos apresentados e, neste ano, recebemos 1.127 trabalhos. Isso mostra o quanto evoluímos e como este evento se tornou um verdadeiro polo de troca de informações e networking. As conversas nos corredores e as visitas aos estandes geram grandes oportunidades de negócios e parcerias”, comemorou Leal, frisando a importância da ABM Week.
“O recorde de trabalhos apresentados, com 104 papers desenvolvidos em colaboração entre 93 instituições, é uma prova do crescente interesse e da colaboração entre os setores”, disse o Coordenador Técnico da ABM Week, Prof. Dr. André Luiz Vasconcellos da Costa e Silva, destacando o impacto da interação entre academia e indústria. Ele comemorou também o trabalho de digitalização das publicações e boletins da ABM desde 1945, que serão todos disponibilizados ao público, aumentando o acesso à informação.
Em relação ao número de docentes e pesquisadores, na edição de 2024 a ABM Week contou com 160 oriundos de 50 instituições.
Estudantes e internacionalização: números que impressionam
A ABM Week se consolida cada vez mais como um espaço de integração entre gerações e um dado significativo da oitava edição foi o aumento de 150% na participação de estudantes. Este ano, mais de 500 jovens de 30 instituições de ensino de todo o Brasil compareceram ao evento, frente a 200 jovens na edição de 2023.
“A ABM Week reafirma seu papel como espaço de integração entre gerações, conectando talentos promissores com profissionais experientes”, disse Valdomiro Roman da Silva, Diretor de Operações da ABM e responsável pela organização do evento.
A internacionalização também teve destaque. Com participantes de 30 países, o evento registrou um aumento de 57% na presença de estrangeiros, o que contribui para a expansão global das discussões e inovações apresentadas.
Diversidade e compromisso com o futuro da indústria
A diversidade foi outro ponto alto da 8ª ABM Week. Foram 680 mulheres presentes, refletindo o compromisso do setor com a inclusão.
A apresentadora do evento, Amanda Santos, celebrou essa evolução: “Essa edição foi muito especial. Tivemos uma plateia cheia de mulheres, estudantes participando ativamente e empresas mostrando sua preocupação com sustentabilidade, com as pessoas e em atrair jovens talentos para o setor. Temos uma geração apaixonada pelo que faz, e isso é fundamental para o futuro da indústria.”
Amanda Santos, apresentadora do evento
Um destaque na programação foi a palestra “Ser Jovem aos 80 anos”, proferida pela renomada professora de filosofia, Lúcia Helena Galvão, com mais de três décadas de experiência na organização Nova Acrópole, autora de oito livros e com mais de 1,2 milhões de inscritos em seu canal no YouTube. “O objetivo da palestra é tirar o foco materialista que temos na juventude, porque tem mais força física, e percebermos que o que precisamos nesse momento é de inteligência, de conhecimento, de profundidade; isso é o que falta no mundo atual”, afirmou Lúcia Helena durante sua fala, baseada no livro “Saber Envelhecer”, de Cícero, uma das mais importantes personalidades da literatura latina e cultura ocidental
Professora Lúcia Helena Galvão durante a palestra “Ser Jovem aos 80 anos”
ABM Week como promotora de conexões
A ArcelorMittal foi a anfitriã desta edição da ABM Week e Jorge Adelino de Faria, Vice-presidente de Operações da ArcelorMittal, destacou a importância do evento para se fazer conexões. “Quando venho na ABM Week, vejo que todo mundo que eu quero encontrar está aqui. Busco me reunir com fornecedores para que possam me apresentar as oportunidades que enxergam para mim. Também aproveito para interagir com estudantes, que podem se juntar à nossa equipe, e com os professores. Essas conexões são essenciais e o evento tomou uma proporção gigante”, disse.
Jorge Adelino de Faria, Vice-presidente de Operações da ArcelorMittal, empresa anfitriã desta edição da ABM Week
Faria também ressaltou a importância dos prêmios concedidos durante a semana técnico-científica. “Temos que estimular as pessoas a seguirem a carreira da metalurgia, da siderurgia, e para isso temos que trazê-las para perto. Essa conexão, essa aproximação, acontece por meio dos prêmios, tanto para estudantes quanto para funcionários das empresas que estão fazendo um bom trabalho. Eles adoram vir apresentar e se sentem orgulhosos, é uma energia muito positiva. Estimula a roda a girar, traz novas gerações e também diversidade. Temos que dar visibilidade para as pessoas acreditarem que podem ter sucesso”, ressaltou o Vice-presidente de Operações da ArcelorMittal, cuja empresa patrocinou os prêmios Qualidade e Produtividade e Economia Circula e Gestão Integrada.
Prêmios e reconhecimento
Entre os destaques, 22 trabalhos apresentados em 2023 foram reconhecidos por suas contribuições técnicas, além da entrega do renomado JMRT Senior Career Award, que este ano foi entregue ao pesquisador chinês Ke Lu, diretor do Liaoning Academy of Materials.
O homenageado com a Medalha Hubertus Colpaert foi o cientista, engenheiro e professor de materiais da Universidade da Califórnia, Marc André Meyers, por suas importantes contribuições ao setor. “Eu cresci vendo meu pai trabalhar em uma usina siderúrgica e meu sonho era ser sócio da ABM e chegar a esse ponto. Os meus grandes heróis eram grandes metalurgistas, grandes professores. Chegar a esse ponto na minha vida é uma grande honra e vejo isso com humildade, pois sei que as pessoas que estão aqui são de gabarito”, destacou Meyers.
Professor Marc André Meyers homenageado com a Medalha Hubertus Colpaert
A Medalha de Ouro ABM – Pessoa Jurídica foi entregue para a Usiminas, representada por seu CEO Marcelo Chara. Honraria instituída pela ABM, em 1944, a Medalha de Ouro celebra a excelência técnica e a inovação no setor de metais, reconhecendo empresas que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento da indústria. “Quando era estudante de metalurgia, a ABM era uma referência internacional e na América Latina. Imagine o que é para mim, um jovem apaixonado por siderurgia, sonhar naquele momento e ter o privilégio na vida de ter algo a ver com a ABM. Por isso, digo para os jovens: tenham sonhos”, relatou em seu discurso emocionado, ressaltando a importância da Associação.
“Sou associado, com orgulho, da ABM há mais de 10 anos, como pessoa física, e hoje represento a Usiminas. A instituição é uma referência e uma inspiração ao desenvolvimento do conhecimento científico e da promoção de inovação. É uma janela onde é possível expor o produto da criatividade e do trabalho em equipe dos setores industriais e acadêmicos, que contribuem para o crescimento do país”, completou Chara.
Sergio Leite Andrade, Presidente do Conselho de Administração da ABM e Coordenador Geral da ABM Week 8ª Edição, entrega Medalha de Ouro para Usiminas, representada por seu CEO, Marcelo Chara
Homenagem aos Voluntários da ABM
Valdomiro Roman da Silva, Diretor de Operações da ABM, prestou uma homenagem aos 300 voluntários da Associação, reconhecendo seu papel essencial ao longo das décadas. “O comprometimento dos voluntários tem sido fundamental para o sucesso contínuo da ABM, especialmente no marco dos 80 anos da Associação. Queremos que nossos voluntários tenham orgulho de fazer parte da ABM”, destacou Silva. Como forma de reconhecimento, eles foram agraciados com botons produzidos especialmente para os voluntários da Associação.
Diretor de Operações da ABM, Valdomiro Roman da Silva prestou homenagem aos 300 voluntários da Associação
Em diversos momentos da semana, membros deram depoimentos emocionantes, destacando o impacto positivo da atuação voluntária na ABM, reforçando o senso de comunidade e dedicação que caracteriza a Associação.
“A ABM tem 80 anos, sou dois anos mais novo e comecei a vir aos eventos desde os sete anos de idade, com meu pai que era engenheiro. Como profissional, participo desde 1974. A Associação tem preenchido um papel muito importante de reunir as pessoas que trabalham na indústria e na academia. Uma das principais funções da ABM é criar colaborações e contatos entre as pessoas e esse contato pessoal é insubstituível”, atestou o professor Marc André Meyers, um dos homenageados no evento por suas importantes contribuições ao longo da carreira.
Infraestrutura ampliada e programação diversificada
Em relação ao número de empresas patrocinadoras, houve um aumento de 41%. Este ano foram 89 empresas, frente a 63 no ano passado.
A área de exposição também cresceu, com um aumento de 33% no espaço de estandes, totalizando 1.230 m². O espaço total ocupado pelo evento foi de 7.500 m², uma expansão de 15%.
A programação contou com quatorze eventos em paralelo, sendo que em nove destes seminários foram batidos recorde de papers submetidos, além de lançamento de cinco novos livros da Coleção ABM, rodadas de negócios e visitas técnicas. Houve ainda rodadas de recursos humanos para estudantes do ENEMET, promovendo maior aproximação entre empresas e novos talentos.
Durante os três dias da 8ª ABM Week, foram realizadas 10 mesas-redondas com 40 palestrantes; quatro Rodadas de Negócios, com 10 empresas âncoras e 40 patrocinadores convidados; e três visitas técnicas com 44 participantes.
O espaço Arena Tech promoveu a apresentação de 29 empresas, incluindo startups e grandes players do setor.
O evento também contou com dois novos seminários temáticos, em suas primeiras edições: “Economia Circular e Sustentabilidade” e “Manutenção e Projetos de Engenharia”, que discutiram temas críticos como neutralidade de carbono, impacto ambiental e desafios tecnológicos, além de debater ajustes na legislação nacional para reduzir o “Custo Brasil” e garantir mais segurança jurídica para o setor. “Não temos outro planeta. Precisamos encontrar maneiras de tornar nossas operações viáveis e sustentáveis aqui”, ressaltou Costa e Silva durante seu discurso na cerimônia de encerramento do evento.
O evento internacional 7º WRRS (World Round Robin Seminar) também foi uma novidade nesta edição, que discutiu o tema: Diagramas de Fase e Termodinâmica.
Liderança e inovação em foco
Um dos momentos mais aguardados da 8ª ABM Week foi o Fórum de Líderes, que contou com a presença de nomes importantes do setor, como Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos e Vice-Presidente da ArcelorMittal Brasil; Marcelo Chara, CEO da Usiminas; e Ricardo Lima, CEO da CBMM, que compartilharam suas experiências e visões sobre estratégias de renovação e sustentabilidade para a longevidade das empresas.
Fórum de Líderes durante 8ª ABM Week
“Nós temos valores inegociáveis: segurança, saúde, sustentabilidade, qualidade e liderança. E para viver os valores, nós precisamos do nosso capital humano. Entendendo que temos que cuidar das pessoas, a gente faz os valores acontecerem”, disse Jorge Luiz Ribeiro de Oliveira, da ArcelorMittal, empresa anfitriã da 8ª edição da ABM Week.
“Precisamos aprender com o passado e ousar no presente, investindo em inovação”, aconselhou Ricardo Lima, da CBMM.
“Nos tornamos líderes quando paramos de tomar decisões e passamos a fazer escolhas. Uma das escolhas que faço é trazer pessoas melhores do que eu para trabalhar. Assim, é possível delegar e passar a ter agenda vazia, porque às vezes a gente se conta a história de que é muito ocupado para mostrar para os outros quão importante a gente é”, ensinou Gustavo Werneck, da Gerdau.
Rumo à descarbonização do setor
Fomentando a discussão em torno de inovações que visam reduzir as emissões de carbono, a Plenária “Tecnologias Disruptivas em Busca da Descarbonização” reuniu líderes da indústria do aço.
A moderação de Erick Torres, CEO da ArcelorMittal Pecém, apontou a necessidade de segurança jurídica e investimento de R$ 600 bilhões para impulsionar a descarbonização no Brasil. Entre os principais desafios, está o aumento da demanda energética, já que algumas das novas tecnologias exigem mais energia do que os processos atuais. “Até 2050, será necessário seis vezes mais eletricidade, doze vezes mais hidrogênio, duas vezes mais gás natural e 25 vezes mais captura de carbono nos processos para reduzir as emissões”, informou Torres. “Seria preciso dois terços da produção de energia renovável para tornar a indústria do aço verde”, completou Paul Tockert, Executive Vice President of Metallurgy do SMS group.
Carlos Daroit, Diretor Industrial Mini-Mills da Gerdau, patrocinadora da Plenária, enfatizou o desafio de implementar tecnologias disruptivas devido ao alto custo e ao tempo necessário para sua maturação. Norbert Petermaier, da Primetals, destacou três estratégias para a descarbonização: eletrificação dos processos, prevenção da criação de carbono e captura de emissões. O consenso final foi de que a descarbonização é um caminho sem volta, mas as soluções variam de acordo com os recursos disponíveis em cada país.
Rolando Paolone, CEO e CTO da Danieli; Paul Tockert, Executive Vice President of Metallurgy do SMS group; Norbert Petermaier, Vice-presidente Executivo e Head of Global Sales da Primetals; e Itamar Resende, CEO da Boston Metal Brasil, apresentaram e discutiram tecnologias disruptivas em busca da descarbonização, em Plenária mediada por Erick Torres, CEO da ArcelorMittal Pecém, à direita
Brasil pode liderar transição energética com hidrogênio verde
A “Viabilidade do hidrogênio para a descarbonização da cadeia de ironmaking no Brasil” foi o tema do painel organizado pelas Comissões Técnicas de Mineração, Redução e Aglomeração da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), com a coordenação e moderação do Consultor José Murilo Mourão.
O painel trouxe as contribuições de Maria Emilia Peres, Sócia da Deloitte Brasil para Estratégia em Inovação e Sustentabilidade; Mariana Cuartas, Engenheira Ambiental e Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Air Liquide Brasil; Pasquale Cavaliere, Professor de Metalurgia da Universidade de Salento, em Lecce, na Itália; e Thiago Campos, Head of Green Steel – Metallurgy do SMS group. Com diferentes contribuições, de acordo com suas áreas de atuação, uma visão foi compartilhada por todos: há muitos desafios, mas o Brasil tem potencial para liderar a transição energética com o uso do hidrogênio.
Os desafios são altos custos, necessidade de investimentos em tecnologia e de incentivos governamentais. Já entre as vantagens competitivas estão a produção de hidrogênio verde a baixo custo e a possibilidade de exportação, além de já possuir um Plano Trienal em curso para fortalecer o mercado até 2025.
Painel de hidrogênio durante 8ª ABM Week
Comemoração dos 80 anos da ABM e expectativas para 2025
A 8ª ABM Week mais uma vez consolidou seu papel como o principal ponto de encontro para profissionais da indústria e academia, oferecendo uma plataforma única para networking, aprendizado e inovação, sobretudo em um ano marcante para a Associação, que celebra seus 80 anos.
“A ABM Week cresceu exponencialmente ao longo dos anos e continuará a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento técnico e humano da nossa indústria”, afirmou Leal, Presidente Executivo da ABM, durante a cerimônia de encerramento, anunciando a Ternium como anfitriã da próxima edição, marcada para os dias 9 a 11 de setembro de 2025.
Valdomiro Roman da Silva, Diretor de Operações da ABM; Sergio Leite Andrade, Presidente do Conselho de Administração da ABM; e Horacidio Barbosa Leal, Presidente Executivo da ABM, comemoraram o sucesso do evento
Sobre a 8ª ABM Week
A ABM Week é o principal evento técnico-científico da América Latina voltado para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Realizada anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), a conferência reúne profissionais, pesquisadores e empresas para discutir as últimas inovações e os desafios enfrentados pela indústria.
A ABM Week 8ª edição teve a ArcelorMittal como anfitriã e contou com o patrocínio das seguintes empresas: DME Engenharia, Gerdau, Vale, CBMM, Gecal, Primetals, Shinagawa, SMS group / Paul Wurth / Vetta, Ternium, Usiminas, White Martins, HWI - a member of Calderys, Carboox, Ibar, Vesuvius, Villares Metals, Aperam, Danieli, Kofre, PSI, Reframax, RHI Magnesita, Beda / Lechler, BRC, Bruker, Clariant, Cordstrap, D&M, DHM Group, DITH Refractories, GMI, Harsco, IMS, Kuttner, Lhoist, Magna, Nalco Water, Phoenix, Polytec, RIP, Russula, Sinomach, Tecnosulfur, Yellow Solutions, ABB, AçoKorte, Alkegen, Atomat, Bautek, Cisdi, Coalician Carbon, Dassault Systemes, Data Engenharia, Densit, Direxa Engineering, Eirich, ElectraClean, Enacom, ESW, Evonik, Fluke, Fosbel, GE Vernova, Hastec, Heraeus Electro-Nite, Ingersoll Rand, Intelbras, Irle Rolls, Köppern, Lumar Metals, Maud Group, Nouryon, Rimac, Serthi Hidráulica, Sinosteel, Smarttech, Solenis, Spectraflow, Spraying Systems, SunCoke Energy, Timken, TSR Mill Rolls, Vamtec Group, Veolia, Vika Controls, Vixteam, Weir e ZwickRoell.
Serviço | 8ª ABM Week
Data: 3, 4 e 5 de setembro de 2024
Local: Pro Magno Centro de Eventos - Av. Profa. Ida Kolb, nº 513, Jardim das Laranjeiras, São Paulo - SP
Mais informações: https://www.abmbrasil.com.br/por/evento/abm-week-8-edicao
Deixe seu comentário