ONLINE | Refino secundário dos aços - Fundamentos e aspectos operacionais críticos
inscreva-seAtualizar e capacitar o público alvo sobre os Fundamentos e Aspectos Operacionais Críticos da área de Refino Secundário, calcados em experiência prática operacional consolidada, abordando os seguintes conceitos e fundamentos: limpidez dos aços (clean steel); qualidade da escória; aspectos essenciais de equipamentos; tecnologias e instrumental de medição; análise comparativa dos processos de aquecimento elétrico e químico do aço líquido; entendimento dos aspectos críticos de agitação, adição de ligas, tratamento com cálcio, homogeneidade química e amostragem do aço líquido; gestão de refratários; temperatura e sincronismo da aciaria; rotas de produção e características dos aços comuns e avançados atuais; e aspectos essenciais que devem ser considerados na análise de viabilidade de implantação de tecnologias de refino secundário dos aços.
Profissionais de nível técnico ou superior envolvidos com o tema ou que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos.
Estudantes de nível técnico ou superior que tenham conhecimentos básicos ou experiência no tema.
Para participar é indispensável o uso de um equipamento com conexão à internet e sistema de áudio.
Regulamento:
- A transmissão das aulas será ao vivo, com interatividade e a gravação disponibilizada por até 05 dias úteis após o término do curso;
- Para participar, é indispensável o uso de um equipamento com conexão de internet e áudio (headset, caixa de som, etc.);
- O acesso será enviado aos participantes por meio de link, após a confirmação do pagamento;
- O material didático será enviado pelo aplicativo;
- O certificado de participação é emitido somente aos alunos que entregarem, no prazo, a avaliação de retenção de conhecimento, independente do resultado (nota) da avaliação.
- Atenção: A inscrição no curso não garante a sua realização e a ABM reserva-se ao direito de adiá-lo ou cancelá-lo, caso não haja quórum.
- A confirmação do curso é feita até 1 semana antes da data de realização, a depender do quórum. Se o curso for cancelado, informaremos por e-mail.
- O pagamento do curso poderá ser feito das seguintes formas: boleto bancário, cartão de crédito ou faturamento em nome da empresa.
- Após o pagamento da inscrição não serão aceitos cancelamentos. A inscrição é pessoal e intransferível, sendo aceita substituição de participante somente quando comunicada formalmente até 72 horas (3 dias) antes do início do curso e devidamente autorizada pela ABM. A troca só será autorizada se o participante pertencer a mesma categoria de taxa de inscrição.
- Não será aceita a participação de pessoas não inscritas e não autorizadas. Participantes não autorizados terão acesso bloqueado.
Faturamento para empresa:
Dúvidas devem ser encaminhadas à financeiro@abmbrasil.com.br
WARNING - this course will be available only in portuguese.
Registration for foreigners:
Please send a message to cursos@abmbrasil.com.br, informing which course you want to register for.
Bruno Rodrigues Henriques
Eng°. Metalurgista (UFF/RJ); com Mestrado em Engenharia dos Materiais (UFOP/MG); Especialização Seis Sigma, com certificações Green e Black Belt (Grupo Werkema/MG) e Pós Graduação em Administração de Empresas (Fundação Dom Cabral/MG). Especialista Master na área de Refino dos Aços, com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de processos de produção, controle de qualidade de aços de alto valor agregado e implantação de projetos de redução de custo e de automação industrial. Coordenador da implantação de dois Desgaseificadores à Vácuo, um Forno Panela e uma Estação de Injeção de fios de Ca na ArcelorMittal Tubarão. Instrutor da ABM em diversos cursos sobre Refino (Primário e Secundário) dos aços e, até 2019, instrutor da ArcelorMittal Steel University. Membro da ABM e membro da Comissão Técnica de Fusão e Refino do aço da ABM. Sócio-Fundador da empresa BRH Consultoria Metalúrgica Ltda., especializada em Refino Secundário dos Aços. Atualmente: Especialista em Marketing Técnico na empresa Eramet.
1. Aspectos fundamentais da área de refino primário (interface com refino secundário);
2. Equipamentos instrumentais importantes para a boa gestão do processo de refino: lanças de medição de temperatura e teor de oxigênio; sensores de oxigênio e hidrogênio; analisadores de gás; balanças etc.
3. Processos de agitação do aço líquido / Adição de ligas / Homogeneidade química;
4. Procedimentos de amostragem do aço líquido;
5. Processo de desoxidação do aço líquido;
6. Processos de aquecimento do aço líquido: químico x elétrico;
7. Processo de tratamento com cálcio;
8. Conceitos de limpidez do aço líquido / Engenharia de inclusões / Clean Steel;
9. Gerenciamento da qualidade da escória;
10. Processos de Refino Secundário dos Aços / Aspectos positivos e negativos de cada tecnologia;
11. Fundamentos do tratamento do aço sob vácuo;
12. Aspectos relevantes do tratamento do aço nos equipamentos FP (Forno Panela), IRUT/CAS-OB;
13. Gestão de refratários na área de refino secundário;
14. Sistema de controle térmico da aciaria / Gestão da temperatura do aço líquido;
15. Sistema de sincronismo da aciaria;
16. Características dos principais tipos de aços produzidos na área de refino secundário.
Categoria | Valor |
Associado Júnior | 748,80 |
Associado - Remido / Sênior / Titular | 1.248,00 |
*Novo Associado - Sênior / Titular *(somente uma anuidade paga) | 1.747,20 |
Empregado de Empresa Mantenedora | 1.996,80 |
Empregado de Empresa Associada | 2.246,40 |
Não Associado | 2.496,00 |